3 razões para fazer uma análise da concorrência e se destacar

análise da concorrência

Driblar e vencer os concorrentes estão entre os desafios mais comuns enfrentados pelas companhias, independentemente do seu tamanho e do seu ramo de atuação. Nesse aspecto, conhecer as estratégias dos adversários é essencial para que essas empresas consigam ganhar o destaque desejado e conquistar o consumidor.

Pensando nisso, neste post, quero falar um pouco mais sobre esse assunto e apresentar 3 ótimas razões para realizar uma análise da concorrência e garantir o sucesso da sua empresa no mercado. Confira!

1. Conhecer verdadeiramente a concorrência

À primeira vista, esse primeiro tópico pode parecer bastante óbvio, mas acredito que vale a pena ser destacado para que possamos compreender melhor a importância de analisar de forma detalhada os seus concorrentes.

Descobrir o que outras organizações estão fazendo, em quais tendências do mercado estão investindo, seus pontos fortes e fracos, é um bom norte para que você conheça as principais demandas do mercado e aquilo que os consumidores estão buscando e, a partir daí, possa traçar a sua estratégia. Aqui, vale a pena consultar algumas fontes interessantes de informação, como por exemplo:

Ações de mídia

Consultar os principais meios utilizados por outras empresas que são destaque no mercado — TV, rádio, jornais e revistas — é uma ótima forma de saber como elas se comunicam com os seus consumidores e as linguagens mais adequadas a cada público.

Pontos de venda

Outro ponto importante é estudar a disposição dos produtos concorrentes nas prateleiras, além das estratégias de divulgação, como adesivos, banners, faixas de gôndola e a utilização de promotores de vendas.

Redes sociais

Aqui, vale a pena “stalkear”, sim! E a minha dica é que você consulte as páginas dos concorrentes nas diferentes plataformas e avalie a forma como eles conversam com o público, interagindo e respondendo às dúvidas e comentários.

2. Estruturar melhor a sua estratégia

Uma vez que você já fez uma análise dos seus concorrentes potenciais e adquiriu uma visão mais abrangente de sua posição no mercado corporativo, é hora de utilizar essas informações a favor do seu negócio.

Considerando as mudanças no perfil do consumidor ao longo dos anos e o surgimento de novas necessidades e interesses, é muito importante que a empresa saiba utilizar a trajetória dos seus adversários para que, a partir dessas informações, consiga se reinventar e definir rumos diferenciados em seu ramo de atuação. Aqui, a palavra-chave é flexibilidade.

3. Melhorar o seu produto ou serviço

Por fim, com o estabelecimento de uma nova estratégia, o próximo passo é promover um estudo das potencialidades e dos pontos que necessitam de melhorias nos produtos ou serviços oferecidos pela sua empresa.

Nesse aspecto, a análise da concorrência permite que você faça uma avaliação mais detalhada a partir dos itens que já estão disponíveis no mercado e, então, possa investir em inovações e ideias diferenciadas para destacar ainda mais o seu negócio.

Aprender a lidar com a competitividade do mercado e saber como realizar uma análise da concorrência de forma ética e aprofundada são essenciais para que você consiga ter uma visão diferenciada sobre a sua própria empresa e, assim, fazê-la crescer ainda mais.

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