5 habilidades treináveis em qualquer idade

Habilidades treináveis em qualquer idade

Eu vejo muitas pessoas, com seus 30 ou 40 anos, se sentindo muito velhas para criar uma nova habilidade profissional ou aprimorar as habilidades que elas já têm. Muitas delas, inclusive, se queixam que não têm mais idade para crescer na carreira ou para empreender alguma coisa. Isso é um equívoco! A idade não deve ser uma barreira profissional para que você não se sinta confiante ou preparado para desenvolver novas habilidades.

Para exemplificar isso, eu quero falar sobre cinco habilidades que, para mim, são essenciais para qualquer profissional. Você pode começar a desenvolvê-las e treiná-las a qualquer momento, independentemente da sua idade ou situação profissional. O que importa, de verdade, é que você queira muito que essas habilidades se aflorem e sejam desenvolvidas.

Assista também ao vídeo do meu canal no YouTube:

.

1 – Saúde

A saúde é uma habilidade? Sim! Eu venho desenvolvendo essa habilidade há alguns anos. Na realidade, as pessoas criam hábitos para que elas tenham mais saúde, pois, toda vez que você está em uma situação em que você precisa de energia e disposição para enfrentar situações de desafios, a melhor coisa da qual você pode contar é a sua saúde. Infelizmente, a maioria das pessoas não dá a importância necessária para ela.

Procure desenvolver hábitos saudáveis como, por exemplo, praticar exercícios físicos e se alimentar corretamente. Eu não digo que você precisa ter total restrição para certas bebidas ou comidas, por exemplo, mas é preciso cuidar mais da sua saúde do que se divertir com bebidas ou alimentos prejudiciais a ela.

.

2 – Comunicação

Uma vez eu estava conversando com a diretora de uma grande livraria de São Paulo e ela disse que, de cada 300 pessoas que fazem entrevistas de emprego lá, apenas duas pessoas são contratadas – e o motivo de não passarem na entrevista é porque elas são sabem se comunicar.

Esse é uma dificuldade que muitas pessoas têm: elas não conseguem desenvolver uma conversa, se expressar corretamente ou verbalizar o que precisam dizer. Às vezes você também não sabe se comunicar, mas não percebe disso. E isso não é culpa sua.

Eu costumo falar que isso é culpa da nossa educação que não prioriza a comunicação entre os indivíduos. As escolas priorizam a nota: você decora um determinado conteúdo, faz uma avaliação, tira uma nota boa e passa na matéria (ou no vestibular). Fim.

Não existe nas escolas, por exemplo, uma matéria que aborde a comunicação. O que é ruim porque, quando a gente precisa se comunicar em uma entrevista de emprego, por exemplo, a gente não consegue.

Por outro lado, é uma habilidade treinável e você pode treiná-la todos os dias, seja realizando exercícios de fala ou desenvolvendo sua forma de se expressar oralmente. Afinal, essa é uma habilidade que se faz necessária antes mesmo de você entrar em uma empresa em que você possa se desenvolver profissionalmente.

.

3 – Controle das emoções

Pode não parecer, mas teve uma época em que eu era um cara sem paciência para algumas coisas. Principalmente no trânsito, porque eu odeio dirigir, e com isso eu acabei arrumando algumas confusões sem ter noção de que isso poderia me prejudicar ou me trazer riscos de forma inconsequente.

Eu digo isso porque, em diversas situações da sua vida, você precisa ter paciência. E ter paciência significa ter um controle de emoções: parar, pensar e avaliar todas as alternativas que você tem para lidar com uma situação. Quando você faz isso, sua vida muda – para melhor!

Foi o que aconteceu comigo. Não apenas no que se refere ao trânsito, mas eu me tornei paciente em todos os sentidos da minha vida. Minha esposa fala muito isso: “você tem muita paciência, você ouve todo mundo, conversa e ajuda muita gente…”. É claro que essa é uma habilidade que eu fui desenvolvendo com o passar do tempo, por isso saiba que você também pode fazer isso e levar esse controle de emoções para diferentes setores da sua vida.

.

4 – Conviver com grupos

Todo mundo tem um lado bom e um lado difícil de lidar. Eu costumo dizer que é fácil você conviver com o “lado legal” das pessoas, mas conviver com o “lado ruim” delas é outra coisa, principalmente quando você convive com grupos de pessoas na sua empresa: pessoas de diferentes jeitos, estilos e formas de pensar.

Hoje em dia, lidar com grupos é uma das habilidades que as pessoas mais precisam desenvolver, seja no seu trabalho, na sua empresa, no seu negócio autônomo ou na sua profissão de Coach. Se você ainda não consegue fazer isso ou tem alguma fraqueza em trabalhar dessa forma, minha sugestão é que você comece a trabalhar esse aspecto todos os dias com o objetivo de melhorá-lo e, assim, se permitir lidar com os grupos profissionais. No mundo corporativo isso é essencial.

.

5 – Habilidade de fazer apresentações

Eu vejo que muitas pessoas têm medo de fazer uma apresentação na empresa em que trabalham e, só de pensar em fazer isso, já começam a tremer. Eu sempre gostei de fazer apresentações, falar com o público, isso desde a época da faculdade, mas tem gente que não gosta de fazer isso – e tudo bem não gostar! Mas é uma habilidade que deve ser desenvolvida para melhorar seu desempenho profissional e pessoal.

Desenvolver a habilidade de fazer apresentações é algo que você pode usar no seu dia a dia, quando você estiver conversando com um grupo de amigos e precisar explicar o que você faz para “vender o seu peixe”. Da mesma forma que, em algum momento da sua vida, você vai precisar organizar as ideias e apresentá-las para um determinado número de pessoas – não importa se é para uma, duas, dez ou cem pessoas, você vai precisar fazer uma apresentação e essa é uma habilidade que você pode começar a desenvolver em qualquer idade.

.

Minha sugestão para esse artigo é que você pense em uma ou duas habilidades, das 5 habilidades que eu citei acima, que você possa desenvolver a partir de agora. Desenvolva essas habilidades, procure por vídeos e livros que ensinem técnicas e trabalhe-as com foco e dedicação. Não espere para fazer isso “depois”; desenvolva agora! Como já dizia Sócrates: “Faça o que você tem que fazer agora porque depois é tarde”.

(7) Comments

  • carloscruz 9 de junho de 2016 @ 22:31

    muito bom meu amigo gratidão valeu abraço

  • Elvarlinda da Rocha Jardim 10 de junho de 2016 @ 11:48

    Bom dia, Maurício!
    Confesso que a cada dia procuro colocar em prática as 05 habilidades, o que tem me ajudado muito.
    Hoje, tenho 66 anos, saúde de ferro e vitalidade incomparável. Sinto-me tal qual uma mulher 20 anos, isso se ela estiver em forma.
    Agradeço por sua contribuição com os textos.
    Siga assim, e tudo fluirá da melhor forma possível.

    Gratidão!

    Elva

  • Cicero 10 de junho de 2016 @ 13:44

    Sim amei as 5 habilidades sei que é difícil adquirir as 5 más viu atentar e conseguilas trabalho com o público. Ameiii

  • Pedro Santana 11 de junho de 2016 @ 02:21

    Gostei da dica,essas habilidades precisam fazer parte da vida de qualquer pessoa.Principalmente da área comercial.
    Grato.

  • celsa maria socorro dos santos marques 12 de junho de 2016 @ 14:22

    Bom dia Maurício! Muito boa a matéria, estarei apresentando meu tcc – dia 15/06, quarta-feira; foi de grande valia.
    Agradeço imensamente!
    Atenciosamente:

  • Helena Beatriz 15 de junho de 2016 @ 13:50

    Mauricio, admiro a sua habilidade com as palavras.Muito importantes as suas dicas

  • Narla Peixoto 18 de agosto de 2016 @ 17:59

    Olá Mauricio, gostei muito do seu vídeo, você está de parabéns. Muito didático, com uma habilidade de comunicação incrível. Eu sou a Narla, trabalho com desenvolvimento de lideranças. Grande abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X