6 dicas para você ser um coach de sucesso!

 

Para ser um coach de sucesso, o profissional precisa desenvolver uma série de habilidades e ter muita visão crítica sobre a sua própria forma de trabalho. Desde hábitos e padrão de atendimento, até a maneira como gerencia o seu negócio.

Conseguir ser bem sucedido depende de ter condições de conjugar bem a vida pessoal e profissional, alcançando os resultados que busca sem sacrificar o seu tempo livre e a capacidade de descanso, que são fundamentais para todas as pessoas que atuam com assuntos emocionalmente mais densos.

Esse ponto de equilíbrio só pode ser atingido por meio de ações assertivas e bem embasadas. Para facilitar o caminho, eu listei algumas dicas que podem lhe ajudar. Quer conhecê-las? Este artigo conta tudo!

 

1. Buscar continuamente atualização

Dizem que, alguns anos atrás, um grupo de cem pessoas conseguiria reunir todo o conhecimento necessário para manter a sociedade em condições de sobrevivência sem dificuldades. Hoje a situação é bem diferente.

A cada período que passa, temos novas tecnologias, profissões, métodos e necessidades diferentes. O que funcionava para a geração passada talvez nem exista mais hoje.

Com o avanço da tecnologia, a comunicação está mais rápida do que nunca e a produção de conhecimento caminha a passos largos. Tudo isso implica em novas necessidades e demandas profissionais.

Uma sociedade que se reinventa a cada dia exige que os coaches também estejam se reinventando e adquirindo novos conhecimentos para ter boas condições de atuação.

 

2. Saber se posicionar corretamente nas redes sociais

As novas mídias ganham cada vez mais presença e poder junto à sociedade à medida que presenciamos o decaimento dos veículos tradicionais de comunicação, como a TV e o rádio.

Assim, um coach que tem consciência da necessidade de ter uma imagem bem trabalhada em suas redes sociais consegue um retorno muito melhor quanto ao volume de clientes. Para isso, é preciso pensar muito bem em seu posicionamento de mercado e qual a linguagem mais adequada para manter essa exposição e comunicação fluidas.

O consumo personalizado de conhecimento e entretenimento tem feito com que as dispendiosas campanhas de massa cada vez mais migrem para ações pontuais e muito mais bem segmentadas.

Com a possibilidade de encontrar mais especificamente o público consumidor, todo tipo de negócio tende a identificar canais de contato personalizados e diretos. Bons exemplos são as redes sociais, que permitem uma interação muito mais íntima e objetiva entre empresas e clientes.

Aproveitando essa facilidade de comunicação e democratização de recursos e tecnologias, é fácil notarmos que os verdadeiros profissionais que se destacam são aqueles que sabem se portar diante do seu público.

 

3. Cultivar uma boa rede de relacionamentos

Principalmente para profissionais autônomos, a rede de relacionamentos tem um valor especial. É por meio dela que se consegue atingir um bom volume de clientes, encontrar novas possibilidades de trabalho e também conhecer melhor o mercado.

Um coach que não se preocupa em ter seu networking ativo tende a acabar isolado e desligado do que anda acontecendo no mercado.

Manter-se atualizado por meio de conteúdos e matérias na internet é muito importante, mas é no contato direto que as pessoas sinalizam suas crenças e podem tecer críticas a respeito do que conseguem perceber no contexto ao seu redor.

Por isso, se você busca ter maior facilidade na captação de clientes e se manter conectado ao que anda sendo falado e praticado no mercado, é bom que se preocupe em ter bons laços de relacionamento tanto com contatos antigos como também novos.

 

4. Trabalhar com uma linha coerente de atuação

Desenvolver um trabalho de alto nível é o desejo de todo profissional sério, que quer construir uma carreira e uma reputação. Mas, para percorrer esse caminho, é importante manter-se fiel a uma linha coerente de raciocínio e trabalho.

Nada de abandonar o método e começar a misturar ferramentas pela simples intuição! Se existe um embasamento teórico, é porque ele foi testado e aprimorado. Fazer modificações de maneira arbitrária é um grande risco para o sucesso do negócio.

Isso não só vai ajudar efetivamente os clientes a terem um melhor resultado naquilo que buscam em seus atendimentos, como também propiciará um resultado financeiro maior por causa das indicações.

Falando mais abertamente sobre como foi a experiência, pessoas que já passaram pelo seu atendimento terão um poder de influência muito grande perante um potencial novo público. A melhor fonte de novos clientes são antigos clientes.

 

5. Ter uma rotina bem organizada

Todo tipo de decisão demanda tempo e energia. Por mais que sejam pequenas e rápidas, cada vez que precisamos pensar a respeito de um mesmo assunto, estamos desperdiçando a oportunidade de cuidar de coisas mais importantes e valiosas.

Isso significa que, se tivermos uma rotina pouco estruturada, vamos gastar tempo cuidando de tarefas que não demandariam tanta atenção se estivessem bem programadas.

Por isso, o ideal é manter uma rotina de trabalho que faça sentido e que esteja bem organizada. Estabelecer horários fixos para cada tipo de atividade ajuda a economizar tempo e descansa a cabeça.

Trabalhe sempre com uma agenda previamente montada. Lembre-se, contudo, de deixar algum espaço para que pequenos imprevistos não atrapalhem o andamento de todo o resto do seu dia. Organizando-se bem, verá como a sua produtividade vai aumentar.

 

6. Manter um bom nível de dedicação

Os resultados esperados acontecem quando se coloca esforço e dedicação naquilo em que se acredita. Contar com a sorte e com algumas habilidades é algo a que não podemos nos dar o luxo.

Com um mercado competitivo, o coach de sucesso é aquele que aplica energia em seu negócio e faz com que ele se movimente. Não adianta ficar esperando os clientes aparecerem, é preciso dedicação.

Quanto mais se exercita um tipo de tarefa, no caso a gestão do seu próprio negócio, mais se consegue acumular conhecimento e melhorar a tomada de decisões. Dedique-se a aprimorar e reinventar a sua carreira enquanto coach profissional.

Se você gostou deste conteúdo e tem amigos e colegas que poderiam se valer também destas boas práticas para quem quer se tornar um coach de sucesso, compartilhe o post em suas redes sociais! Assim, além de ajudar outras pessoas, você aproveita para desde já reforçar a sua rede de contatos.

 

(1) Comment

  • Eliane S S Vieira 4 de outubro de 2017 @ 13:24

    “O que eu não tenho e pelo que ainda não sei, porque se eu soubesse já teria.” sucesso Mauricio Sampaio.

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