7 dicas de motivação pessoal para você aplicar na sua vida!

dicas de motivação pessoal

Você alguma vez já conheceu ou leu sobre uma pessoa realizada? Às vezes, parece que esse tipo de vida sai direto de um conto de fadas, não é mesmo?

O que eu sei é que a magia que envolve histórias assim é o ânimo. Por isso, dicas de motivação pessoal podem ser transformadoras para a sua realidade.

Neste texto, eu reuni 7 segredos que podem mudar sua forma de abrir os olhos ao acordar pela manhã. Com motivação, você adquire coragem, sabedoria e um estado de espírito propício para conquistar tudo aquilo que sempre sonhou. Gostou dessa possibilidade? Então vamos lá!

1. Sonhe com dias melhores e tenha metas à vista

Ao longo do meu trabalho, observo que quando uma pessoa está motivada, ela consegue se alimentar emocionalmente. É normal ouvirmos: “Ah! Mas fulano é muito determinado”! Isso significa que além de atuar com entusiasmo no presente, essa pessoa foi capaz de olhar para seu futuro e determinar a situação na qual gostaria de estar.

Imagine que você deseja abrir um negócio próprio, mas não gosta muito de burocracias. Entretanto, entender a rotina administrativa e contábil faz parte dessa realidade.

Então alguém encontra você estudando e atuando com afinco nessa rotina e pode até achar que você mudou de gosto. O que, na verdade, mostra que você aprendeu novas habilidades para alcançar seu objetivo.

2. Use os erros como fonte de aprendizado e sabedoria

Quem nunca se sentiu para baixo depois de uma crítica? Já vi pessoas desistirem dos sonhos por não se saírem bem na primeira vez! Sei que o trabalho para lidar com críticas é muito importante. Muitas vezes existem crenças limitantes que fazem um indivíduo acreditar que não é merecedor do próprio sucesso. Então, uma opinião externa só reforça a autocrítica.

Acontece que os erros mostram que você está no caminho e que tem o impulso suficiente para alcançar o seu sonho. Fique atento: normalmente, quando uma pessoa não aceita o erro, a tendência é repeti-lo, pois isso significa que ainda não aprendeu o ensinamento que a situação apresenta. Transforme a crítica e também a autocrítica em autoconfiança.

3. Mantenha o pensamento positivo

Seguindo esse raciocínio de que você não só pode como também é digno de atingir suas metas, é hora de acreditar. Existe uma frase de Goethe que diz:

“Quando uma criatura humana desperta para um grande sonho e sobre ele lança toda a força de sua alma, todo o universo conspira a seu favor.”

Talvez você não acredite em física quântica, nem no poder da mente, mas saiba que a positividade é fundamental para impulsionar sua persistência.

Se você acreditar que errou porque realmente não é capaz de realizar algo, que outra solução poderá surgir? Acredite em você e aprenda a tomar decisões acertadas, com dinamismo e segurança. Ter motivação significa estar pronto para a próxima e saber que você vai conseguir.

4. Comemore suas pequenas e grandes vitórias

Quando vejo alguém esperando o grande momento para celebrar, penso que esse pode ser um fator que dificultará a chegada dessa grande hora. Charles Duhigg, em seu livro “O poder do hábito”, explica que, principalmente em casos complexos, são as pequenas conquistas que contribuem para mudanças memoráveis.

Aproveite esse impulso, toda vez que você concluir uma etapa em direção aos seus sonhos, festeje! Dessa maneira, além de colaborar para o seu sucesso, você reconhece e reforça seu compromisso com o caminho, demonstrando gratidão!

5. Ajude outras pessoas

Talvez você esteja pensando que estou propondo essa dica pelo fato de ser coach e talvez até seja um pouco por esse motivo. Afinal, tanto na minha atuação como coach, quanto na formação de novos profissionais, pude comprovar as vantagens de ajudarmos alguém. O sentimento de estar fazendo o bem, uma alegria e renovação do ânimo.

A questão é que, quando você se dispõe a auxiliar outras pessoas, está indo além de um simples networking, está fazendo um nobre caminho para o estímulo interior. Você trabalha a empatia e é capaz de perceber o quanto a sua situação, muitas vezes, está melhor do que você imaginava. Ainda pode receber insights para fortalecer o seu caminho.

6. Seja dono do seu próprio caminho

Quantas vezes na sua vida você já colocou algum empecilho como: quando terminar minha formação, quando conseguir um emprego melhor ou mesmo quando as crianças estiverem maiores?

Tenha sempre atenção para não trocar seus objetivos por fatores que não interferem na sua concretização. Para isso, é preciso trabalhar o autoconhecimento e entender o que impede a sua caminhada.

Quando falo sobre escrever o seu próprio destino, estou falando de autoliderança. É quando você se abre para entender suas qualidades e limitações, se alimentando de bons pensamentos e estímulos para conquistar aquilo que pretende.

7. Continue evoluindo

Você sempre quis aprender a tocar piano? Ou gostaria de saber melhor o que é coaching? Para manter a sua motivação, procure aprender coisas novas. Além de ampliar seu universo e muitas vezes encontrar novas perspectivas para situações na sua vida, a prática de estar em constante descoberta deixa a mente positiva e estimulada para alcançar os sonhos!

Aqui eu apresentei dicas de motivação pessoal para você encontrar os melhores estímulos para alcançar seu propósito. O ponto principal é saber focar em razões internas, ou seja, que você cria. Por mais que outras pessoas bem-intencionadas ou mesmo sem saber possam trazer mais cor para o seu dia, essa dependência pode deixar você na mão ou gerar manipulações.

Tenha sempre objetivos claros e entenda que erros não são fatores negativos e sim geradores de sabedoria e expertise. Lembre-se de que quando você ajuda alguém, também está colaborando para o seu crescimento interior e celebre suas conquistas. Adote um hobby ou novas áreas de estudo para manter a mente ativa, renovada e pronta para fazer as escolhas certas.

Se você gostou dessas dicas de motivação pessoal, compartilhe nas redes sociais e colabore para que essa mensagem transforme a vida de mais pessoas. Afinal, ajudar os amigos e familiares já é uma dessas dicas, não é mesmo?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X