7 livros de coaching vocacional que você não pode deixar de ler!

Se você quer se especializar em um setor, ser bem-sucedido na carreira e reconhecido no mercado, é essencial buscar fontes confiáveis e com conteúdo relevante para manter o conhecimento sempre atualizado. Mas vou lhe contar um segredo: livros de coaching podem fazer a diferença na sua trajetória.

Cada vez mais promissor, o coaching vocacional nada mais é que a integração do processo de coaching com os estudos sobre desenvolvimento vocacional. Em geral, esse serviço é oferecido para jovens que estão em dúvidas sobre qual carreira seguir.

Estar bem preparado para orientar esse público exige muito comprometimento, dedicação e estudos. Por isso, é indispensável que você fique de olho nas tendências do mercado e busque leituras relacionadas à área.

Na sequência, listarei sete livros de coaching que são considerados imprescindíveis para a compreensão do coaching vocacional. Confira!

1.  “Coaching Vocacional” — Maurício Sampaio

A obra “Coaching Vocacional”, de Maurício Sampaio, traz conceitos, ideias e ferramentas que auxiliam o profissional a se transformar em um expert em coaching vocacional.

Dessa forma, você estará habilitado para desenvolver programas com foco em adolescentes e jovens que estão tomando decisões em relação à carreira.

O livro também acompanha o curso “Organizando sessões de coaching poderosas”. No treinamento, você encontrará:

  • pré-sessão: fase de organização, em que o profissional separa os materiais necessários e deixa a estrutura de atendimento em ordem;
  • sessão: é o momento para colocar em prática as pesquisas e todo trabalho desenvolvido;
  • pós-sessão: é quando você reorganiza as ideias após a sessão. Aqui, você avalia o que deu certo e o que precisa ser melhorado. Isso será essencial para o aprimoramento dos próximos encontros;
  • desenvolvimento: é o momento de analisar os atendimentos e desenvolver estratégias com foco nos conhecimentos adquiridos. Cada caso é único e, portanto, você sempre estará desenvolvendo estratégias particulares.

2.  “The Coaching Habit: Say Less, Ask More & Change the Way You Lead Forever” — Michael Bungay Stanier

Para ser um excelente coaching na orientação de pessoas com dúvidas na carreira, é essencial que você faça perguntas inteligentes, capazes de auxiliar o coachee (cliente) a se abrir.

O livro é muito eficiente no ensinamento da aplicação de perguntas, possibilitando que o profissional conquiste um cenário favorável para o desenvolvimento do cliente.

A obra é recomendada para todos aqueles que querem trabalhar com coaching e precisam de uma nova visão sobre a carreira.

3. “Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes” — Stephen R. Covey

No mundo dos negócios, “Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes” é um dos livros mais influentes do século XX. A obra, escrita por Stephen R. Covey, reforça a ideia que o sucesso ou fracasso estão relacionados ao desenvolvimento de sete hábitos. Segundo o autor, são eles que diferenciam as pessoas bem-sucedidas das fracassadas.

Os três primeiros costumes dizem respeito ao autodomínio, ou seja, só dependem de você. A ideia é aprimorar a personalidade para conquistar a independência. Os três hábitos seguintes referem-se às relações interpessoais. O foco está na comunicação, na cooperação e no trabalho em equipe.

Por fim, o 7º hábito trata-se de sua própria evolução contínua, de forma que você compreenda e conquiste o sucesso desejado.

4. “O Efeito Sombra” — Deepak Chopra, Debbie Ford e Marianne Williamson

Esse é um livro muito voltado para o desenvolvimento da mente e do espírito. De acordo com os autores, a sombra é tudo aquilo que não queremos ter ou ser, mas faz parte de nós. Trata-se do lado obscuro que o ser humano carrega dentro de si.

Isso, porém, está longe de ser algo negativo, já que contribui para que sejamos mais reais e nos trazem benefícios como coragem e confiança.

Segundo a obra, a sombra não pode e nem deve ser derrotada. O objetivo é identificá-la e conhecê-la profundamente. Assim, você “fará as pazes” com cada sentimento obscuro que carrega no seu interior.

A ideia é aceitar que você é responsável pelos seus sentimentos ruins e, por isso, é preciso empenhar-se para lidar com eles de forma sóbria e consciente.

5. “Florescer” — Martin Selingman

Segundo o psicológico da Universidade da Pensilvânia, Martin Selingman, a felicidade é um dos pilares indispensáveis para que tenhamos bem-estar. Os fatores são os relacionamentos, o engajamento, o sentido e a realização.

De acordo com o autor, para termos uma vida pessoal e profissional equilibrada, é essencial cuidar de cada um dos temas que sustentam o sucesso.

Nesse sentido, a obra ajudará o coach a ser tornar um profissional mais realizado e satisfeito. “Florescer” contribuiu para impulsionar um treinamento para desenvolver a resiliência para o exército nos Estados Unidos. Além disso, foi inspiração para cursos de Psicologia Positiva, que são ministrados em instituições renomadas, como Harvard.

6. “Coaching: Desenvolvendo Excelência Pessoal e Profissional” — James Flaherty

Em “Coaching: Desenvolvendo Excelência Pessoal e Profissional”, James Flaherty, considerado um dos maiores profissionais em coaching no mundo, trabalha com os principais fundamentos, aplicações e modelos de avaliação do coaching. O autor apresenta modelos diferenciados para os profissionais que buscam ter acesso a novos territórios.

James fixa a análise no ser humano e na forma dele de reinventar a linguagem e suas diferenças. Com um texto simples e direto, o autor apresenta uma obra a todos os profissionais que buscam atingir o próximo nível das suas carreiras.

7. “O Ciclo do Sucesso” — Brian Tracy

Esse é um livro muito prático, focado no que você pode fazer hoje para mudar as coisas que não andam bem em sua vida.

Brian Tracy defende a lei da causa e efeito e também é entusiasta de alguns pilares do coaching, como descoberta de valores, definição de propósito, desenvolvimento da autoconfiança e clareza em relação aos objetivos.

A obra traz vários exercícios de reflexão que podem ser essenciais para ajudar o profissional de coaching vocacional a conquistar a excelência em sua carreira.

O que achou dessas dicas sobre livros de coaching? Lembre-se, sempre, que o coaching é uma área muito promissora e interessante, mas que requer estudos contínuos. Para ser um coach de sucesso, é preciso muito foco, dedicação e comprometimento.

Se você acha que é o momento para dar o próximo passo e seguir carreira nessa área, entre em contato comigo. Tenho um programa sob medida para você.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X