Como se preparar para uma mudança de carreira? Confira!

Existem vários motivos para um profissional cogitar uma mudança de carreira: desmotivação por não acreditar que fez a escolha certa, falta de perspectivas dentro da empresa ou até mesmo por não ter uma visão de si a longo de prazo naquele segmento. Mas, mudar de carreira pode não ser uma tarefa tão fácil.

Pensando nisso, no post de hoje vou abordar alguns pontos interessantes para você levar em consideração na hora de mudar de carreira. Continue a leitura!

Faça uma autoanálise

O primeiro passo para que você obtenha sucesso em sua escolha é fazer uma autoanálise. Essa etapa é fundamental nesse processo, tendo em vista que você passará a se conhecer mais e a saber os pontos que necessitam ser melhorados, objetivando sempre o sucesso profissional desse novo ciclo.

Além disso, após a autoanálise, você terá uma consciência maior se é isso mesmo que almeja para seu futuro, pois é muito comum a pessoa apenas estar no emprego errado, ou na ocupação errada, em vez de estar em uma carreira errada. Saber diferenciar isso é importante. Se esse for o seu caso, uma das saídas é mudar de emprego ou até mesmo tentar mudar sua posição dentro da empresa.

Umas das forma de você analisar isso é fazendo um inventário semanal, anotando o que lhe faz bem e o que não faz bem no dia dia do seu trabalho. Essa estratégia funciona bastante para tomar uma decisão sobre mudar de carreira.

Prepare seu networking

Caso você realmente queira uma mudança de carreira, saiba que fazer um networking é essencial. Assim, você trocará ideias e fará debates com pessoas inspiradoras, aumentando seu potencial criativo e aprimorando suas ideias. Lembre-se sempre: eles são muito mais que contatos profissionais e, sem eles, dificilmente você será bem-sucedido em qualquer segmento que escolher seguir.

Você pode ir criando uma lista com pessoas que podem lhe ajudar nesse novo desafio, podem ser amigos, familiares, ex-colegas de faculdade, algum parceiro da empresa, enfim, quem puder ajudar!

Comece a cultivar sua rede de relacionamentos desde agora, não deixe para quando você for sair do emprego! Dessa maneira, você estará criando uma lista de contatos promissora para quando tomar essa atitude.

Pesquise bastante

Pode parecer uma dica óbvia, mas é fundamental: pesquisar bastante, além de refletir sobre erros passados para que você não os cometa novamente. Mudar de carreira envolve, preferencialmente, obter um certo aprendizado e um domínio da nova área em que vai atuar, por essa razão é que surge a necessidade de uma boa pesquisa nesse momento.

Caso já tenha decidido sobre o novo setor que deseja atuar, já está na hora de saber todos os seus prós e contras. E não deixe para fazer isso depois! As pesquisas também não podem se resumir apenas à internet. Consulte profissionais da área, visite empresas que trabalham nesse segmento, entenda todas as áreas que essa nova profissão atuará.

Estas pesquisas práticas são essenciais para que você não crie falsas expectativas sobre a profissão: talvez você pode ter amado o que ela prega na teoria, mas a prática pode não ser bem aquilo que você espera. Experimentando, pesquisando e vivendo, trará uma certeza muito mais segura para você.

Entender o mercado é muito importante.

Reserve certa quantia financeira

Você, provavelmente, já deverá ter certa consciência de que, após a mudança de carreira e de área, poderá passar por algumas dificuldades, não é verdade? A solução é passar por esse período com mais tranquilidade, fazendo uma reserva financeira nos períodos anteriores a essa mudança de fato: se você possuir essa segurança, passará por esse período bem mais tranquilamente.

Caso você consiga manter uma quantia que vai de 3 a 6 salários do seu ganho atual, poderá viver por alguns meses mantendo a qualidade de vida. Dica ainda mais essencial para quem possui família que depende do seu sustento financeiro, assim, você conseguirá manter a casa sem entrar em desespero até a sua recolocação.

E nesses momentos em que você estiver parado, não desista: aceite que isso é apenas uma fase até que você consiga colocar todas as situações no eixo certo. Esse período não diz respeito ao que você é ou não capaz de executar, mas de uma situação que acontece com todas as pessoas que tomam esse tipo de decisão.

Nesse período, prepare seu corpo e sua mente para passar por alguns perrengues: o autoconhecimento é importante, mas não é tudo. Tenha uma boa alimentação, faça exercícios físicos e tenha um acompanhamento psicológico para lhe ajudar perante todas as mudanças. Afinal, se você adoecer por causa de tudo o que está alterando na sua vida, vai ficar bem mais difícil, não é verdade?

Não se culpe

Muitas pessoas podem passar por períodos conturbados até tomarem, de fato, essa decisão. Mas, não se preocupe, você não é a única pessoa a passar por isso. Além disso, você não vai jogar fora tudo o que criou e fez até então. Suas experiências profissionais anteriores contribuirão bastante para a nova fase da sua vida.

Entenda, também, que existem riscos em quaisquer escolhas, e nessa não será diferente. Se isso for importante para você, para o seu bem-estar e o seu desenvolvimento como pessoa, aceite os riscos.

Estude bastante para a mudança de carreira

Por fim, e não menos importante, qualificar-se para essa nova área é fundamental para seu sucesso. Hoje são poucos os mercados que não estão saturados. Aquelas pessoas que possuem diferenciais é que sobressairão e conseguirão empregos mais tranquilamente.

Faça cursos, profissionalize-se, invista bastante na sua carreira para atingir bons frutos. E não se limite apenas aos cursos que possuem relação com a nova área. Hoje, um profissional bem valorizado é aquele que possui conhecimentos multidisciplinares. A dica para isso é aprender novas línguas, saber novas culturas, dentre outros aspectos baseados nessa linha.

E aí, gostou do conteúdo? Agora que você já sabe as principais dicas para mudar de carreira sem riscos, que tal seguir minhas redes sociais? Estou no Facebook, Twitter, YouTube, Instagram e Linkedin! Assim, você estará por dentro de dicas e novidades assim que forem postadas. Não fique de fora!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X