Confira histórias de empreendedoras de sucesso para se inspirar!

histórias de empreendedoras de sucesso

A presença feminina no mundo dos negócios é crescente no Brasil, originando histórias de empreendedoras de sucesso. Segundo estudo da Global Entrepreneurship Monitor, elas já são responsáveis por mais da metade dos empreendimentos iniciados no país.

São mulheres que resolveram se dedicar às suas paixões, assumiram os riscos e criaram empresas que conquistaram o mercado em que atuam pela inovação e pela qualidade dos produtos e serviços.

Neste artigo, mostrarei a trajetória de algumas dessas empreendedoras de sucesso. Confira!

Leila Velez e Zica Assis: Beleza Natural

O primeiro instituto especializado em cabelos crespos e ondulados do Brasil nasceu em 1993 da vontade de Zica Assis, uma emprega doméstica, de encontrar uma fórmula que deixasse o seu cabelo crespo leve e disciplinado. Depois de dez anos de pesquisa, a composição perfeita foi encontrada. Esse era o começo da Beleza Natural.

Não demorou muito para o produto ficar conhecido e surgirem longas filas na frente da sede improvisada no fundo do quintal. Com o sucesso, filiais foram sendo abertas e o negócio foi se expandindo.

Em 2004 foi inaugurada a primeira fábrica própria da marca. Em 2017 a empresa abriu o primeiro instituto fora do Brasil, nos Estados Unidos, entrando no mercado internacional.

Sônia Hess: Dudalina

A camisaria Dudalina começou por um erro do pai de Sônia Hess. Seu Duda comprou mais tecido do que deveria para abastecer o pequeno comércio da família. Dessa forma, entrou em ação a mente empreendedora da sua esposa, dona Lina.

Ela pegou uma camisa que havia na lojinha, descobriu como a peça era feita e reproduziu com a ajuda de duas costureiras. Em uma tarde elas fizeram três peças que venderam rapidamente. Assim, em 1957 iniciava-se a trajetória da maior exportadora de camisas do Brasil.

Sônia herdou a mesma habilidade para os negócios que a mãe, com 11 irmãos homens, foi ela que assumiu a presidência da empresa e expandiu o negócio.

Luíza Helena Trajano: Magazine Luiza

A trajetória empreendedora de Luíza Helena Trajano começou muito cedo. Aos 12 anos, ela resolveu passar as férias escolares trabalhando no comércio de cristais dos tios. Com o tempo e a experiência, ela passou de balconista a gerente geral e ajudou a transformar a pequena loja na rede Magazine Luiza.

Em 1991 ela assumiu o comando da empresa e fez o negócio expandir e se firmar no mercado. Por meio de ideias inovadoras e eficazes ela construiu um dos maiores varejos do Brasil, com faturamentos de bilhões de reais.

Cibele Paiva: La Belle Scens

Cibele Paiva sempre foi apaixonada por perfumes, mas se tornou uma executiva da área de telecomunicações. Depois da chegada do primeiro filho, ela sofreu de depressão pós-parto e, com a pressão do trabalho, passou a ter crises de pânico.

Foram quatro anos de sofrimento até ela resolver deixar o trabalho e cuidar da própria saúde. Para se recuperar decidiu fazer algo que lhe proporcionasse prazer. Começou a estudar sozinha o universo dos perfumes.

Assim, a La Belle Scens teve início. Os primeiros frascos foram produzidos como presentes, mas logo os perfumes começaram a fazer sucesso e em dois meses Cibele fabricou mais de 800 frascos, faturando 18 mil reais, e viu que era uma grande oportunidade de negócio.

Paula Abreu: Escolha Sua Vida

O Escolha Sua Vida nasceu de uma virada drástica na vida de Paula Abreu. A então advogada era bem-sucedida e tinha um padrão de vida invejado por muitos, mas não se sentia realizada. Em 2012 ela foi demitida e resolveu ver o episódio como uma oportunidade de empreender.

Paula começou a se dedicar à escrita e passou a ajudar outras pessoas a fazerem uma transição de carreira e encontrarem a liberdade profissional. Com o blog Escolha Sua Vida e o livro de mesmo nome, se tornou uma das maiores coaches do Brasil.

Essas são algumas das histórias de mulheres que resolveram abraçar o mundo dos negócios e usar as suas habilidades para empreender e construir grandes marcas. Com dedicação, coragem e planejamento, elas conseguiram alcançar seus objetivos e conquistaram o sucesso profissional.

Gostou de conhecer essas histórias de empreendedoras de sucesso? Então curta a nossa página no Facebook e não perca nenhuma de nossas atualizações!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X