Veja o que você precisa saber sobre o curso de coaching de carreira!

coaching de carreira

Muitos são os motivos que levam um profissional a buscar apoio em determinada fase da carreira: mudar de área de atuação, recomeçar, empreender, achar motivação para vencer a rotina, superar obstáculos, conquistar a sonhada promoção, entre outros. Todos precisam traçar estratégias em algum momento, e é nessa hora que o Coach de carreira é requisitado.

Mas afinal, como se especializar e atuar nessa área? Para responder a pergunta, elaborei este texto com tudo o que você precisa saber sobre o curso de coaching de carreira. Confira!

O que faz um coach de carreira?

O Coach de carreira é o profissional que aplica a metodologia do coaching para auxiliar as pessoas que estão passando por um desafio na carreira.

Quase todo mundo, em algum momento da vida profissional, atravessa uma fase de transição. Seja uma promoção desafiadora, a busca por recolocação após uma demissão involuntária ou a transição de carreira por questões de realização pessoal. Enfim, qualquer pessoa que objetive o redirecionamento na carreira pode se beneficiar de um processo de Coaching.

O papel do Coach, nesse caso, é ajudar o profissional a traçar com clareza seus objetivos profissionais e o lugar que quer ocupar no mercado, mapear as habilidades necessárias e trabalhá-las com o Coachee, traçando um planejamento estratégico para alcançar as metas definidas.

Mais que isso, o Coach pode apoiar seus clientes em momentos críticos, ajudando-os a reencontrar paixão pelo que fazem ou a ter coragem para avanças em novos caminhos.

Como é o curso de formação?

O mercado para os profissionais da área de Coaching de carreira vem se mostrando cada vez mais promissor. Diversas pesquisas indicam o que é facilmente perceptível após observar conversas de corredor em grandes empresas: a maioria da população ativa está insatisfeita.

Toda essa insatisfação aliada às novas oportunidades — como o empreendedorismo e as profissões emergentes em função da transformação digital — abre uma enorme gama de possibilidade para o redirecionamento de carreiras e, consequentemente, para o Coaching.

O Master Coach de Carreira, Programa oferecido pelo IMS, é uma certificação para quem deseja atuar nesse mercado. O curso é estruturado em pesquisas e foi desenvolvido com base em experiências e aplicações em Coaching de carreira, sendo aprovado por seus alunos e Coaches que atuam no mercado nacional.

Trata-se de uma certificação com muitas práticas e conceitos relevantes sobre carreira.

Quais são os benefícios de se formar e atuar na área?

Como já mencionei neste texto, a profissão de Coach de carreira é bastante promissora, e fazer uma especialidade na área abre muitas portas. Além disso, a experiência com o Coaching é um processo transformador do qual se beneficiam o cliente e o consultor.

Listo abaixo alguns dos benefícios em se tornar um Coach de carreira e atuar na área. Acompanhe!

O poder de realização

Nada é mais realizador que a sensação de dever cumprido e que enxergar o resultado do trabalho. Entretanto, é justamente esse tipo de realização que às vezes faz falta quando exercemos funções em grandes empresas.

Ao atuar como Coach de carreira, você terá o poder de tocar as pessoas e suas vidas, bem como de assistir essas mudanças acontecendo diante de seus olhos. Ser o agente de transformação de outros profissionais ou de pessoas que estavam desmotivadas e infelizes em suas carreiras é recompensador.

A diversidade de clientes

Inicialmente o Coaching era visto como um processo destinado a gestores e líderes. No entanto, o Coaching de Carreira atinge clientes nos mais variados estágios profissionais, desde a primeira escolha profissional, passando pelo recém-formado ao executivo sênior.

A possibilidade de explorar novos nichos e encontrar algo que tenha forte identificação com seu propósito pode trazer oportunidades de crescimento e resultados ainda mais lucrativos para o seu negócio.

O crescimento da profissão

Segundo a revista Start up Magazine, a profissão de Coach está entre as que mais crescem no mundo, ficando atrás apenas de Tecnologia da Informação (TI).

Além disso, outro levantamento do International Review of Industrial and Organizational Psychology, de 2010, mostra que 93% das empresas globais com sede nos Estados Unidos utilizam o Coaching como solução para o desenvolvimento dos seus colaboradores.

Esses números apenas comprovam como o mercado está em expansão, e ao concluir sua formação, as chances de alcançar novos clientes serão inesgotáveis.

O desenvolvimento pessoal

Não me canso de falar sobre como o processo de Coaching se baseia na troca de experiências e no quanto é benéfico para ambos os lados. Agora imagine o enriquecimento pessoal que se pode alcançar ao trabalhar com pessoas com bagagens tão distintas?

Ao compartilhar parte da caminhada de seus coachees, você avançará na sua própria estrada pessoal. A busca por soluções, a discussão de ideias e a troca de conhecimento proporcionam um grande aprendizado.

A comodidade e flexibilidade

Já falei sobre realização, e agora vou falar sobre outra queixa comum entre colaboradores de grandes empresas: a falta de autonomia.

O sonho de muitos profissionais é conseguir conciliar carreira e vida pessoal, ou seja, prosperar profissionalmente sem deixar de lado os momentos em família. Pois a flexibilidade de comandar sua agenda/horários e a comodidade de trabalhar onde quiser são facilitadores fundamentais para alcançar essa meta.

Você poderá realizar as sessões com seus clientes em casa, no escritório, na hora do almoço em um local aberto, ou até mesmo praticar atendimento online. Além de definir horários compatíveis com seus compromissos pessoais, como o horário da escola do seu filho, por exemplo.

A pluralidade na atuação

O Coach de carreira pode atuar com profissionais de qualquer área, pois o trabalho é focado nas habilidades de cada um, independentemente da área de formação. Portanto, não exige nenhum conhecimento técnico específico. Essa pluralidade permite ao Coach uma visão ampla sobre os mais diversos setores do mercado.

O coach de carreira assume o controle do seu sucesso e gerencia seus objetivos conforme suas prioridades e recursos. Uma profissão que oferece inúmeras possibilidades de crescimento profissional e desenvolvimento pessoal, além da gratificante oportunidade de ser um agente de mudanças na vida de tantas pessoas.

Se este texto deixou você ainda mais interessado em um curso de Coach de Carreira, entre em contato conosco e tire suas dúvidas. Dê o primeiro passo para mudar sua vida agora mesmo!

(2) Comments

  • Gustavo ramos 2 de julho de 2018 @ 01:34

    Gostaria de mais detalhes deste curso. Obrigado.

  • Dilson Cardoso da 11 de julho de 2018 @ 07:40

    O Instituto Maurício Sampaio, transmite muita credibilidade, dando-nos segurança, nesta escolha, creio.Pesquisando via internet, percebi muita aceitação por parte do público que busca uma formação especializada, com qualidade, prática. Os textos aqui apresentados são claros, ótimos. Agradeço!
    Estou tentando especializar-me em Coaching Vocacional, tenho direcionamento para essa área, e, percebo que o Maurício Sampaio, pode dar-me ou ajudar-me nesta caminhada também, colaborando muito, com o aprendizado. Já venho estudando com qualidade, mas, especificamente venho gostando das propostas de Cursos oferecidos pelo MS. Já algumas vezes entrei em contato, buscando mais informações para direcionar bem a minha escolha e conciliar com trabalho, cursos,família, compromissos.
    Muito satisfeito com informações transmitidas pelo MS, apenas aguardando um direcionamento, conciliar horários e ver Conteúdo Programático.
    Obrigado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X