Nichos do coaching: por que um Coach deve se especializar?

O coaching é uma atividade que tem crescido nos últimos anos graças à sua flexibilidade, pois pode ser aplicada em diferentes áreas humanas. Por meio de técnicas, ferramentas e trocas de experiências pessoais e profissionais, um Coach é capaz de promover a mudança de hábitos e a melhoria naqueles indivíduos (Coachees) que o procuram por algum motivo. Contudo, é importante entender que existem vários nichos do coaching, o que abre um mundo de possibilidades para quem quer atuar na área.

Isso porque o foco é o desenvolvimento humano, algo amplo e complexo, de modo que é importante se especializar para conseguir atender satisfatoriamente algum aspecto da vida das pessoas. Para ajudar você a identificar qual o nicho em que pode vir a trabalhar com maior eficiência, eu separei a seguir os principais nichos existentes no mercado. Confira!

 

Quais os principais nichos do coaching?

Liderança

O Coaching em Liderança é recomendado para profissionais que desempenham ou já desempenharam papéis de líderes em organizações empresariais, associações e outras esferas sociais.

Também pode ser um campo para quem quer aprender as melhores práticas de gestão e orientação. Desse modo, poderá ensiná-las a profissionais do mercado de trabalho, os quais precisam desenvolver habilidades de liderança para ocuparem postos de gestão nas empresas.

 

Negócios

A especialização em negócios é indicada para aqueles que tenham experiência na condução de empresas e queiram compartilhar isso com profissionais mais novos e inexperientes na área.

Dessa forma, o Coach de Negócios trabalhará com empreendedores, diretores, empresários e outros profissionais que precisam desenvolver competências, estratégias e ações para gerirem melhor seus empreendimentos.

 

Financeiro

O Coach Financeiro é um profissional que ajuda pessoas a gerirem melhor suas finanças pessoais, enfrentando corretamente dificuldades econômicas e melhorando sua gestão orçamentária. Também ajuda gestores financeiros a otimizarem seus desempenhos nas empresas, ajudando a organizar e estruturar processos organizacionais da área de forma aperfeiçoada.

 

Carreira

O Coach de Carreira tem como foco orientar indivíduos que querem transformar e evoluir suas carreiras, de modo que se sintam mais realizados e alcancem objetivos financeiros, profissionais e até sonhos. Nesse nicho, o Coach ajuda o profissional a descobrir o que realmente procura no mercado de trabalho, colaborando no desenvolvimento de estratégias direcionadas para a realização de suas metas.

Também pode trabalhar com empresas, criando em parceria com o RH processos de desenvolvimento de carreira entre os colaboradores.

 

Vocacional

A formação em Coaching Vocacional é sugerida para quem deseja colaborar para a escolha profissional de adolescentes e jovens.

Durante essa especialização, são observados aspectos legais no trato com jovens e quais seus principais talentos, expectativas e valores. Essas informações são utilizadas para se direcionar melhor esse público para aquilo que eles desejam e que podem satisfazê-los ao longo da vida.

Durante a especialização em Coaching Vocacional, também se aprende sobre como atrair adolescentes e jovens para o processo de coaching, quais as barreiras limitantes que os jovens possuem e como superá-las. Além disso, verá como ministrar sessões individuais ou coletivas de coaching em escolas, cursinhos e outros ambientes.

 

Vendas

O Coach de Vendas é um profissional que emprega as etapas do processo de coaching para elevar o desempenho e os resultados comerciais de uma equipe, indivíduo ou empresa. Para isso, une as técnicas de Coaching com as melhores práticas de vendas do mercado.

 

Relacionamentos

O Coach de Relacionamentos ajuda casais a atingirem suas metas, objetivos e sonhos em comum, bem como a se conhecerem melhor. Também auxilia na superação de crises, desentendimentos e diferenças pessoais graças a sessões que promovem o autoconhecimento, a compreensão e outras ações positivas.

Ele ajuda a ressignificar dificuldades, conflitos e outros dilemas pelos quais casais passam, os quais geralmente são criados pela convivência e por diferenças comportamentais. O Coach de Relacionamentos inclusive auxilia o casal a suspender julgamentos e desenvolver maior tolerância, além de colaborar para que um ouça o outro na relação.

 

Quais as vantagens de se optar por uma ou mais especializações?

Melhor ganho financeiro

Quando você se especializa em um nicho do coaching, você poderá elevar seus ganhos financeiros por prestar um serviço mais direcionado e especializado. Isso porque os conteúdos e conhecimentos repassados costumam ser mais diretos e efetivos, pois são específicos para os problemas que os coachees enfrentam.

Além disso, quanto maior o seu domínio em determinada área, maiores as chances de você cobrar pela sua hora de atendimento, pois poderá ajudar as pessoas a alcançarem seus objetivos mais fácil e rapidamente.

 

Destaque perante os outros profissionais

Um Coach certificado e especializado em uma área pode se destacar entre profissionais mais generalistas, pois fornece soluções e serviços direcionados para problemas específicos. Dessa forma, caso a dificuldade de alguém seja algo simples e próprio da sua área, você será a primeira opção dela.

 

Ser visto como referência em uma área

Uma grande vantagem da especialização e certificação em um nicho do coaching é o status profissional que se pode adquirir, tornando-se referência em sua área de atuação. Isso é importante para a aquisição de um público maior interessado em seu trabalho, o que permite que você possa elevar seus ganhos e ainda se tornar mais conhecido.

 

Menor concorrência

Quanto mais especializado, menor tende a ser a concorrência. Isso significa que você poderá ter menos coaches concorrentes lutando pelos seus clientes caso se torne especialista em uma área bem específica, já que você será um dos poucos que trazem soluções únicas e direcionadas. Muitas vezes, é isso que muitas pessoas buscam em vez de conselhos mais generalistas.

Por exemplo, um gestor financeiro precisa de ajuda com finanças, muitas vezes com metodologias, processos e instrumentos que só alguém da área pode ajudar.

Tal aspecto se torna ainda melhor se você obter certificação na área pretendida para somar com sua experiência.

 

Onde conseguir informações sobre certificações em coaching?

Para conseguir informações sobre certificações em coaching é preciso pesquisar uma instituição renomada da área, que possua cursos e metodologias testadas e de excelência.

Dessa forma, além de adquirir conhecimentos, você passa a contar com uma estrutura robusta e conceituada do mercado que ateste os seus conhecimentos por meio de certificados e avaliações.Ela também concede maior reconhecimento para sua formação.

A carreira de coach é flexível, já que possibilita que se atue integralmente na área ou se trabalhe nas horas de folga, em paralelo com o seu emprego. Com uma certificação em um ou mais dos nichos do coaching, você ainda poderá atender melhor clientes empresariais, ou pessoais, além de melhorar sua renda e se destacar no mercado.

Se quiser mais informações sobre especializações e certificações em coaching, entre em contato com o Instituto Maurício Sampaio para que possamos ajudá-lo!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X