O Poder da Disciplina

O Poder da Disciplina Maurício Sampaio

Todo e qualquer hábito que você tiver será fruto de muita disciplina. Essa disciplina, por sua vez, envolve um longo caminho que depende de muito foco e dedicação – um caminho de aproximadamente 21 dias, para ser mais claro, até que esse hábito se torne algo automático no seu dia-a-dia. Neste artigo, eu falo sobre o poder da disciplina e por que é importante criar hábitos duradouros em diferentes momentos da sua vida.

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Como criar um hábito?

O Poder da Disciplina

Quando você cria um hábito, tudo fica mais fácil na sua vida. Isso pode acontecer em diversas áreas. Eu, por exemplo, tenho o hábito de ir à academia todas as manhãs, sendo que antigamente detestava a ideia de acordar cedo para malhar. No início, eu deixava para ir à academia no final da tarde, porém, nesse horário, eu já estava com o corpo cansado e sempre acaba deixando para ir “outro dia…”.

Eis que eu resolvi mudar essa disciplina e passei a frequentar a academia na parte da manhã, com a perspectiva de que isso faria meu dia ser diferente. E deu certo! O que antes era uma coisa “terrível” de ser feito, hoje em dia, depois de um tempo mantendo esse hábito, é algo totalmente natural para mim.

Além disso, a academia também é um local onde eu sempre consigo encontrar algum amigo e, assim, bater um papo, tomar um café e conversar sobre coisas que não são necessariamente sobre o trabalho. Ou seja, é algo que faz bem para mim e agora eu simplesmente não consigo mais acordar e não ir para a academia.

Eu também criei o hábito profissional de gravar um vídeo novo para o meu canal no YouTube e para a minha página no Facebook em todas as terças-feiras. Isso faz parte de um hábito que exige disciplina, comprometimento, planejamento de pauta e organização na gravação. Eu faço isso porque eu gosto, obviamente, mas também porque eu me sinto no comprometimento profissional de postar novos conteúdos para as pessoas que acompanham o meu trabalho.

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Crie hábitos naturalmente

É importante você ter em mente que toda disciplina acaba virando um hábito uma hora, mas a formação de hábitos leva um determinado tempo para, de fato, acontecer e se tornar algo natural na sua vida. Seja para uma nova dieta, uma mudança na prática de exercícios ou um novo projeto no trabalho, em média, as pessoas levam de 3 a 5 semanas para se livrar do comodismo dos hábitos antigos e substitui-los pelos novos – e, principalmente, para que esse novo comportamento se torne automático.

O Poder da Disciplina 3Esse período pode até parecer uma eternidade para quem não está acostumado em ter essa mudança nas disciplinas; no entanto, existem diferentes formas de você criar um hábito de forma automática e natural, sem que isso seja uma grande preocupação. Para que isso tenha efeito na sua vida, eu gostaria que você selecionasse três áreas pessoais ou profissionais que você precisa mudar. Assim, você consegue enxergar mais claramente como é possível estabelecer uma disciplina e segui-la até que ela se transforme em um hábito.

Pode ser a área de saúde, como colocar uma disciplina de mudar sua alimentação ou praticar mais exercícios físicos para ter mais qualidade de vida. E também pode ser na área profissional: talvez você não goste de ler livros, mas precise criar esse hábito para melhorar o seu próprio desenvolvimento. Uma sugestão para melhorar isso é que você crie o hábito de ler um capítulo por dia, antes de dormir. Para você ter uma ideia, se você ler um capítulo de um livro por dia, ao final de cada mês você acaba lendo praticamente dois livros.

Outro hábito que você pode criar é o seu próprio hábito financeiro. Experimente poupar um determinado valor em dinheiro mensalmente. Tendo essa disciplina, você vai criar um hábito automático e, a cada mês em que você não depositar esse dinheiro se comprometeu a poupar, você vai se sentir incomodado com isso e terá grandes chances de consertar essa falha no mês seguinte.

O importante é realmente se comprometer com uma disciplina e transformá-la em um hábito!

Se você gostou das dicas acima, comente abaixo o que você costuma fazer para mudar suas ações e criar hábitos saudáveis e duradouros!

Um forte abraço e sucesso sempre!

(22) Comments

  • Eunice 27 de maio de 2016 @ 00:34

    Analisando sua apresentação, vou rever meus conceitos e colocar mais foco em tudo que faço. Farei planejamento diário para não me perder nos assuntos que surgem e que me levam para outro lado, fazendo-me perder o foco.Agradeço sua orientação.

  • Marilia souza 31 de maio de 2016 @ 00:09

    Parabéns pelo texto muitas vezes estamos tão atordoados com as nossas rotinas que nos perdemos com a nossa própria disciplina e um texto nos faz refletir sobre nossas ações.
    Obrigada

  • Marcos Santos 31 de maio de 2016 @ 00:58

    Vou experimentar as dicas.

  • Cris 31 de maio de 2016 @ 02:24

    Ótimas e muito válidas.
    Dicas que colocando como exercício diário fica fácil para realizar e criar hábitos.
    Faço isso para conseguir ir a academia. Enquanto ia a tarde, não sentia vontade. Hoje me programo antes. Para acordar cedo e fazer atividade física. Funcionou comigo.
    Obrigada por compartilhar.

  • João Paulo Lourenço Mendes 31 de maio de 2016 @ 02:37

    Boa noite! Pessoalmente busco associar os hábitos ruins a desagregarem valores na minha vida, e assim, me motivo a começar a desenvolver hábitos bons, ou seja, hábitos que agreguem valores na minha qualidade de vida, como por exemplo: fazer exercícios de raciocínio lógico, no qual o mesmo, ajuda a desenvolver mais o foco ( atenção ) e também desenvolve o exercitar do cérebro de forma melhorar a cognição. Desta forma, à associar a relação dor x prazer, consigo me desenvolver criando novos hábitos, relacionando hábitos ruins (dor), hábitos bons (prazer), sempre buscando melhorar a minha qualidade de vida.

  • Claudia Regina de Figueiredo Boccalini 31 de maio de 2016 @ 03:34

    Olá Mauricio, gosto do seu jeito simples e pratico de abordar assuntos tão pertinentes nos processos de mudança.
    Gostei muito do seu artigo,
    forte abraço

  • ANTONIO FERNANDES TEIXEIRA 31 de maio de 2016 @ 11:51

    gostei do artigo. Muito útil para quem se interessar…

  • SANDRA VIEIRA CRUZ 31 de maio de 2016 @ 13:00

    ADOREI VOU COMEÇAR….

  • Neuza Rocha 31 de maio de 2016 @ 13:26

    Bom Dia!

    Adorei as dicas, e estou a cada dia me policiando e tentando criar novos hábitos e duradouros…No momento estou sem trabalho, mais mesmo em casa busco o meu melhor, cuidando da casa, do meu filho caçula e de meu esposo.
    Faz muito bem a nossa vida, apesar da correria, podemos e devemos nos movimentar de todas as maneiras possíveis. Depende diretamente de mim mesma.

    Obrigada e até mais Sr. Mauricio Sampaio.

    Neuza Rocha
    Gestora Hospitalar
    =================

  • Aldir da Silva Brazil 31 de maio de 2016 @ 14:04

    Gostei muito. Estou criando alguns hábitos, por exemplo chegar bem cedo no trabalho. Pelo menos na oparte da manhã não pego transito e não me estresso. Outra estudando depois de alguns anos, concluindo MBA em gestão de projetos, fazendo o TCC.

  • ney 31 de maio de 2016 @ 14:43

    Excelentes dicas, Parabéns

  • Vital Jorge Alves 31 de maio de 2016 @ 15:43

    Valeu a dica. Grato. Forte abraço

  • Antonio Ciríaco 31 de maio de 2016 @ 17:41

    Maurício tenho acompanhado suas publicações e especialmente seus vídeos. Realmente isso tem uma força muito grande em fazer transformações em nossas vidas, desde que proponhamos a praticá-los. Parabéns e obrigado!.

  • haroldo 31 de maio de 2016 @ 18:49

    para eu acordar cedo , fiz o seguinte esquema, coloquei o relógio pra despertar as 7 horas e sete e meia, quando ele tocava eu desligava e voltava pra cama, quando ele despertava sete e meia eu já tava meio que desperto aí ficou fácil, hoje eu ponho ele pra despertar às 6 e as 6:30, ja levanto as 6 e não tenho mais vontade de voltar pra cama, agora vou colocar as 5 e as 5:30, quando eu tiver habituado às 5 pronto… alcancei meu objetivo, aí vou partir pra outro hábito bom.

  • Socorro Machado 31 de maio de 2016 @ 19:31

    Criar novos hábitos é absolutamente fundamental quando se pretende uma mudança na vida. E não é fácil estabelecer as prioridades e objetivos que você sabe que será capaz de cumprir. Eu comecei listando tudo o que preciso fazer durante o meu dia, mesmo não estando trabalhando. Estou tentando administrar o meu tempo para que o dia se torne mais produtivo.

  • Michel Prado 31 de maio de 2016 @ 22:01

    Obrigado

    preciso mudar muitas coisas na minha vida

    cameçar um por um né???
    kkk
    vlw

  • Andrea 1 de junho de 2016 @ 00:54

    Adorei a matéria; parabéns e obrigada !

  • Francieli 1 de junho de 2016 @ 14:22

    Bom dia, ótimo artigo.
    Veio em momento oportuno as dicas sugeridas, vou fazer meu plano colocando em ação 03 áreas entre pessoais e profissionais para fazer a mudança.

    Abraço

  • Rosy França 1 de junho de 2016 @ 16:05

    Hábitos podem mudar ou destruir vidas. É como diz o ditado:quanto mais eu rezo, mas quero rezar.
    Artigo simples, objetivo e com grande poder de aceitação pessoal. Estou me comprometendo a caminhar pela a manhã, em 22/06/16 falo com você rsrsrs. O artigo foi aceito por mim!!!!! Vamos lá, temos um compromisso!!!!!

  • aline 1 de junho de 2016 @ 20:49

    Parabéns pelo texto! Simples e prático; dá vontade de sair incorporando ao dia-a-dia aquelas disciplinas tão procrastinadas 🙂

  • Luna Novais 1 de junho de 2016 @ 21:45

    Ezcelente artigo! Obrigada!

  • Bete Cintra 3 de junho de 2016 @ 14:55

    Bom dia, legal seu artigo!!! Preciso disso disciplina, principalmente para academia que detesto!!!

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