O que é Coaching? Uma aula dentro do taxi!

Neste post, eu quero falar sobre o que é coaching, mas partindo de uma história recente que aconteceu comigo. Nesse post ainda quero te mostrar quais são as principais características que diferenciam o trabalho dos coaches das demais estratégias profissionais existentes no mercado como: mentoring, counseling (aconselhamento), orientação vocacional e profissional, entre outros.

A seguir, eu te apresento uma referência sobre a minha definição do que é coaching e como eu utilizo essa técnica no meu dia a dia. Acompanhe, também, assistindo ao vídeo no meu canal no YouTube:

O que é Coaching, afinal?

Há pouco tempo, eu estive em um evento de coaching no Estado do Espírito Santo com a minha esposa. Nós estávamos no hotel e pedimos um taxi para chegar até o centro de convenções, onde o evento estava sendo realizado. Ao entrar no taxi e informar o endereço para o taxista, ele nos perguntou: “Vocês vão para o evento de Coaching?”. E eu fiquei surpreso com a pergunta, afinal ele disse aquilo com muita convicção.

O taxista me informou que já ouviu falar na técnica, mas que gostaria de entender mais sobre ela porque, segundo ele, “parece que o coaching ajuda muito”. E realmente ajuda! Não apenas ajuda os meus clientes, mas ajuda a mim também. O Coaching ajudou muito a minha vida e também me fez ajudar milhares de pessoas ao longo da minha carreira de coach.

A partir disso, começamos a conversar sobre o coaching. Eu contei que eu já estava há mais de 10 anos nesse ramo e comecei a explicar um pouco para ele o que, de fato, é essa técnica. Não demorou muito para que ele perguntasse se eu tinha uma maneira mais fácil de fazê-lo entender o que eu estava dizendo.

E aí eu tive que pensar de forma mais democrática. Embora, às vezes, pareça que nós queremos “dar uma aula” ao explicar sobre o que é coaching – e isso ser muito bom, claro –, nem todo mundo entenderá da forma como queremos. Então, uma maneira mais simplista de fazer isso é explicar em forma de metáforas ou ilustrações, por exemplo.

Vamos pensar o seguinte:

Onde o taxista me apanhou? No hotel.

E aonde eu desejava ir? Para o centro de convenções.

Pois é! Brevemente falando, é isso que o coaching faz: ele ajuda uma pessoa (cliente ou coachee) a sair do estado atual em que ele se encontra e ir para um estado desejado.

Dentro do exemplo acima, o meu estado atual era o hotel e o meu estado desejado era o local do evento. E o taxista me conduziu até lá. De certa forma, ele foi o meu coach naquele momento, pois ele me ensinou qual era o melhor caminho para chegar aonde eu queria ir.

Elementos importantes para o processo de Coaching

Existem três elementos que são muitos importantes nesse processo:

Coach: Profissional que aplica o processo de coaching.

Coachee: Cliente que recebe o processo.

Coaching: O processo de desenvolvimento que o coach conduz para um coachee.

Agentes do processo de coaching

O coaching é um processo muito dinâmico com muitas trocas, pesquisas e reflexões. Esse talvez seja o maior papel do coach em relação ao processo: fazer que o seu coachee reflita sobre as suas novas estratégias e novas decisões. É isso que faz do processo de coaching algo tão fantástico.

Três pontos que diferenciam o coaching dos demais processos

Existem três pontos muito importantes que eu acredito que torne o processo de Coaching imbatível e contribua para que ele esteja crescendo a cada dia no mundo inteiro – em diferentes nichos no qual ele é aplicado como, por exemplo, coaching de carreira, business coach, executivo coach e vários outros cenários e situações. São processos que funciona muito dentro desse mundo moderno que a gente está vivendo.

1 – O processo de Coaching realmente funciona

O coaching é um método bastante pragmático. Ele parte da premissa do “aqui e agora” em direção ao futuro do cliente que está sendo atendido. É um pouco diferente de alguns outros processos que voltam com seus clientes ao passado e tentam resgatar algumas coisas. Não estou falando que existe o certo ou errado. Existe uma adaptação. Eu me adapto melhor em aplicar um processo de Coaching do que aplicar, por exemplo, uma consultoria ou mentoria, apesar de gostar muito disso. Existem determinadas formas para determinadas situações para determinados clientes.

2 – O coaching promove uma mudança de comportamento muito rápida

Às vezes, em um único encontro que você faz com uma pessoa ou simplesmente em uma única pergunta que você faz para ela, desde que bem feita e bem elaborada, capaz que essa pessoa saia do seu encontro e mude completamente a vida dela. Esse poder é impressionante!

Eu já tive casos em que eu fiz apenas dois encontros com o cliente ou duas perguntas para ele e já atingi o objetivo dele e ele finalizou o processo. É engraçado que, quando isso acontece, tem coaches que estão iniciando nesse mercado e pensam que a sessão foi péssima. Pelo contrario: a sessão foi ótima! Você não precisa ficar “esticando” um coachee por muito tempo. Se você atingiu o objetivo que ele esperava de você: ótimo!

3 – O coaching é um processo que permite que o cliente tenha controle da própria vida

O coaching promove o empoderamento por parte do cliente, sendo que os demais processos não fazem isso. Por exemplo, em um processo de mentoria, o seu cliente fica muito atrelado àquilo que você está orientando. No processo de coaching, ocorre o contrário: o seu cliente fica atrelado às decisões que ele próprio vai tomar. Mesmo assim, é um processo de co-responsabilidade muito grande. Então é preciso ter esse ajuste bem definido logo no inicio do processo.

Quem pode ser coach?

Quem pode se formar em coaching e usufruir desse processo? Qualquer pessoa! Não existe um órgão regulamenta isso. Mas, para isso, é preciso:

1 – Ter bom senso.

2 – Estudar muito e fazer muitos cursos na área. Não achar que você é coach por natureza.

3 – Praticar bastante.

4 – Gostar de gente. Se você não gosta de gente, não dá pra ser coach ou aplicar processo de coaching. Não dá pra ficar enganando coachees para o resto da sua vida.

Coaching Pessoal

O processo de coaching é interpretado por um processo de características muito pessoal, e podemos entender isso de duas formas: uma sendo como coaching pessoal uma estratégia planejada para uma pessoa com características próprias, e a outra forma como sendo um programa de aplicação individual.

Essas formas devem ficar claras para os Coaches, até por conta de não inibir a aplicação do coaching em grupo, que é uma excelente estratégia para programas de coaching.

Cursos de Coaching

O melhor caminho para se tornar um Coach de sucesso é escolher uma formação, ou seja, uma escola de coaching de sucesso. Durante alguns anos da minha vida profissional eu trabalhei como Diretor Escolar e uma das competências que eu desenvolvi foi orientar as pessoas na busca das melhores escolas.

Hoje o Brasil possui muitas escolas de formação, aliás estamos nos tornando uma referência no mercado internacional. Várias escolas e associações internacionais procuram os Coaches brasileiros para fomentar parcerias. Isso está cada vez mais corriqueiro.

 

Algumas Especialidades em Coaching

  • Coaching para finanças
  • Coaching para carreira
  • Coaching para relacionamento
  • Coaching para comunicação
  • Coaching para empreendedores
  • Coaching para emagrecer
  • Coaching para executivos
  • Coaching para fitness
  • Coaching para marketing
  • Coaching para organização
  • Coaching familiar
  • Coaching para desenvolver habilidades
  • Coaching para desenvolver equipes
  • Coaching para aprender inglês
  • Coaching para novos escritores
  • Coaching para transição de carreira
  • Coaching para escolha profissional
  • Coaching para líderes
  • Coaching para performance

Crescimento do coaching no Brasil

 

coaching no Brasil

crescimento coaching

Fonte Google Trends

Se você gostou desse conteúdo, deixe seu comentário abaixo e inscreva-se no meu canal no YouTube para receber dicas exclusivas sobre coaching, escolha profissional, empreendedorismo e transição de carreira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X