O QUE É COACHING DE CARREIRA?

IMPORTANTE: atente-se que o texto dessa pauta não deve ser postado automaticamente pela funcionalidade da plataforma. Você deve atualizar o texto já postado (no link acima) com o novo conteúdo, sem mudar o link. Qualquer dúvida, só dizer nos comentários ou pelo chat da plataforma.

Hoje vivemos em um país e em um mundo onde o índice de insatisfação com o trabalho chega a números assustadores. Parece que um desânimo geral tomou conta. É pesquisa atrás de pesquisa desvendando o que já é possível ver e sentir a “olho nu”— o descontentamento geral em relação à profissão e à carreira.

Nesse contexto, o coaching vem ganhando popularidade entre aqueles que buscam ajuda no planejamento de suas carreiras, sejam recém-chegados ao mercado de trabalho ou profissionais experientes em transição de carreira. Mas, afinal, o que é coaching de carreira? Quando é indicado e quais seus principais benefícios?

Se você está buscando respostas para essas perguntas, este texto é para você. Confira!

O mercado para o coaching

Uma pesquisa recente realizada pelo ISMA (International Stress Management Association), que é um órgão sem fins lucrativos e que estuda o stress no ambiente de trabalho, revelou que 80% da população brasileira ativa está infeliz.

Muitos querem mudar de emprego para melhorar a qualidade de vida, outros almejam crescer na própria empresa e não sabem como fazer isso. Muitos querem ter o próprio negócio e não conseguem ver qual é o caminho certo, sem contar a grande parte dos profissionais que já está se aposentando e não tem a menor ideia do que fazer depois disso.

Outra pesquisa da Revista Exame revela números ainda mais alarmantes: o estudo considera outros critérios mais abrangentes e mostra que o número de insatisfeitos no trabalho chega a 87%, isso só no Brasil.

Agora, olha só isso, uma estatística mundial que é a mais assustadora de todas: cerca de 90% dos trabalhadores no mundo estão infelizes, segundo uma pesquisa do Instituto Gallup.

O que era um bate-papo de corredor nos escritórios, em bares com os amigos, passou a ser postado em redes sociais também. A palavra “carreira” virou um tema expressivo no mundo virtual, segundo análise feita pela Gauge, consultoria especializada em comunicação digital — 12% das citações da palavra referem-se às questões profissionais dos próprios usuários de mídias sociais.

Foram analisadas 1.638 citações no Orkut, Twitter, Facebook e blogs. Entre os que discutem o assunto na rede, 21% procuram dicas para conseguir um emprego, 17% falam sobre salário, e pessoas indecisas com a profissão somam 8%. As pessoas estão, cada vez mais, buscando informações e soluções para essas e outras questões.

Novas oportunidades

As bruscas mudanças dos últimos anos nas relações globais, impulsionadas pelo desenvolvimento acelerado da tecnologia e da internet, fizeram surgir várias opções de desenhar uma carreira, escolher uma profissão desejada e de empreender. Tornamo-nos seres globais!

Essa modificação acabou criando um leque de opções e desejos por parte da população profissional. Por exemplo, para quem sempre sonhou em trabalhar fora do país, nunca ficou tão simples. Por outro lado, quem sonhava com apenas um chefe, hoje possui mais de três, em diferentes cantos do mundo.

Assim como nascem os empreendedores físicos que instalam empresas locais, surgem também os virtuais, com negócios digitais e com acesso mundial. Toda essa teia de relacionamento e situações faz florescer uma demanda enorme por uma visão mais guiada para o futuro e para o sucesso rápido.

O planejamento de carreira passa a ser uma estratégia necessária nesse novo cenário, porém, poucas pessoas são capazes de elaborá-lo e executá-lo de forma assertiva e organizada. Sendo assim, o mercado para o coaching, especificamente para o profissional coach de carreira, está se tornando um grande diferencial.

Apesar de o processo  já estar em vigor há vinte anos ou mais, o coaching de carreira apenas avançou nos últimos anos em seus experimentos e práticas, principalmente no Brasil. Essa metodologia recente para ajudar as pessoas a atingirem seus objetivos em sua carreira e desenvolverem competências e habilidades específicas profissionalmente vem se tornando mais popular agora!

Os fatores pelos quais isso está ocorrendo são: a possibilidade de as pessoas terem mais liberdade para escolher o estilo de vida que desejam, contarem com mais opções na hora de escolher suas profissões, de desenhar suas carreiras e de estabelecer planos a médio e longo prazo.

Diferenças entre Coaching de Carreira e outras modalidades

Antes, porém, de entrar em maiores detalhes sobre o assunto, vamos entender as principais diferenças entre os demais serviços prestados com a mesma finalidade — a de contribuir com a trajetória profissional das pessoas. Falar de carreira e profissão não é novidade; esse tema começou a ganhar campo após a Primeira Guerra Mundial. De lá pra cá, surgiram vários estudos, pesquisas e tentativas de se encontrar a forma perfeita de contribuir com o sucesso alheio – várias metodologias foram desenvolvidas para dar conta desse desafio.

A seguir, você pode observar, na tabela abaixo, as modalidades mais utilizadas hoje em dia por diferentes profissionais. Lembrando que não existe a melhor e nem a pior, e sim uma utilização adequada para cada caso e momento profissional correto.

Esse quadro tem suma importância, não só como referência teórica, mas também mercadológica. Na maioria dos meus atendimentos, que superaram a barreira das cinco mil horas durante os últimos dez anos, eu quase sempre fui questionado sobre essas diferenças e isso é muito bom, pois só podemos exercer de fato o processo de coaching de carreira a partir do entendimento das diferentes abordagens.

O coaching de carreira é uma especialização, um nicho muito promissor da atividade. Muitos são os problemas relativos quando o assunto é carreira, e vão desde a escolha de uma profissão, que se inicia dentro do ambiente escolar, mais especificamente do Ensino Médio, passando pela etapa de desenvolvimento, até o pré e pós carreira, a aposentadoria.

Abaixo apresento algumas áreas em que um coach de carreira pode atuar, cada qual com suas características e demandas. Eu batizei essas áreas como recortes de oportunidades em coaching de carreira. São eles:

  • de Carreira para Universitários;
  • para Job Searching;
  • para o primeiro emprego;
  • para Geração Y;
  • para Empreendedores;
  • para Transição de Carreira;
  • para Desenvolvimento de Carreira;
  • para Descarrilhamento de Carreira;
  • para Expatriados;
  • para Aposentadoria;
  • para Esportistas.

Em cada subnicho da carreira, é muito importante que o coach tenha conhecimento sobre as teorias que embasam o desenvolvimento vocacional. Digo isso pelo fato de que fazer coaching de carreira não significa só a aplicação de ferramentas, mas o conhecimento mais profundo de como um ser humano se desenvolve nas diferentes etapas de uma vida profissional, quais outros aspectos impactam diretamente nessa trajetória, conforme mostra Edgar Shein, um dos maiores pesquisadores sobre o tema, em sua publicação Career Dynamics:

Etapas da construção de uma carreira

Partindo do gráfico apresentado, podemos entender que as principais premissas sobre a construção de uma carreira são:

  • não está pautada somente na vida do trabalho ou somente em uma sequência de empregos;
  • é constituída de desenvolvimento humano, psicológico e social;
  • é um processo contínuo durante a vida;
  • não deve estar focada a somente uma escolha presente, mas a um universo conceptual futuro;
  • demanda das pessoas um esforço de renovação continuada, adaptação às mudanças internas (biológicas e orgânicas), mudanças de mercados, tecnologias e do contexto socioeconômico;
  • decorre de interações de fatores internos e externos à pessoa;
  • depende de certas tendências: personalidade, aptidões, interesses, motivações, valores;
  • sofre influências e pressões externas: flutuações do mercado de trabalho, demandas culturais, família e amigos.

Lembre-se de que lidar com a carreira de um ser humano é algo de grande importância, quando o entendimento, que vai além das ferramentas, é obrigatório para que os resultados se materializem e para que o processo de coaching de carreira seja um sucesso.

Ocasiões em que o coaching de carreira é indicado

Vimos até aqui que o processo de coaching visa ajudar as pessoas no direcionamento de suas carreiras, auxiliando-as a definir com clareza seus objetivos e, principalmente, a alcançar suas metas. Mas qual é o momento certo para recorrer a um coach de carreiras?

O papel desempenhado pelo coach é, comumente, associado a uma fase de transição, podendo ser útil em diversas etapas da vida profissional de um indivíduo. O momento ideal é muito particular, e tem relação com a necessidade e a vontade de mudar ou superar dificuldades. No entanto, é possível citar algumas ocasiões em que o coaching de carreira é indicado:

Ingresso no mercado de trabalho

A busca pelo primeiro emprego é um momento de muita pressão, e muitos jovens podem se sentir perdidos nessa fase, sem saber o que devem procurar. O coaching irá ajudá-los a identificar suas habilidades e reconhecer seu potencial profissional.

Carreira estagnada

Quantos profissionais se veem insatisfeitos em suas posições, sabendo que poderiam exercer uma função mais gabaritada, mas sem saber exatamente como conseguir galgar novos degraus na carreira? O trabalho personalizado desenvolvido por um coach promove também o autoconhecimento, ajudando o profissional a distinguir o que falta para atingir suas metas com mais eficiência.

Promoção

Embora muitos procurem esse auxílio ao iniciar algo novo, como mudar de carreira ou mesmo empreender, os benefícios do coaching se estendem àqueles que se deparam com novos desafios mesmo sem trocar de emprego. Uma promoção pode deixar inseguro até o mais bem preparado colaborador. Dessa maneira, o processo pode ajudá-lo a ampliar seu potencial e mostrar um bom trabalho.

Desemprego

Nessas situações, quando muitos aproveitam para repensar suas carreiras, ou simplesmente se veem forçados a encontrar novos significados para a ela, o coach será importante na busca por novas oportunidades vinculadas às competências adquiridas.

Como é o trabalho de um coach

Diferente de um mentor, consultor ou conselheiro, o coach não fornece soluções prontas, mas sim ferramentas para que o cliente encontre suas próprias respostas. Nesse processo, que pode se dar por encontros virtuais ou presenciais, desde que ocorram regularmente ao longo de alguns meses, o coachee (cliente) contará com apoio em diversas questões, tais como:

  • insight (descoberta do que traz propósito e significado);
  • planejamento (como alcançar metas);
  • entrevistas (mostrar suas habilidades);
  • networking (alavancar seus relacionamentos);
  • equilíbrio (vida profissional e pessoal);
  • foco (responsabilidade e disciplina).

Por ter ganhado mais destaque no mercado recentemente, muitos atribuem ao coaching o status de modismo. Por isso, listo aqui alguns mitos e verdades sobre o trabalho desses profissionais.

Mitos

  • é somente para jovens;
  • é caro e demorado;
  • é modismo;
  • serve para encontrar o emprego dos sonhos.

Verdades

  • contribui para o equilíbrio emocional;
  • ajuda a formar líderes;
  • tem resultados mensuráveis.

Resultados esperados

Por ser focado em resultados, o coaching obrigatoriamente leva a uma mudança de estado, fazendo com que objetivos profissionais sejam alcançados, independentemente de quais sejam as metas. De maneira geral, o cliente consegue melhorar seu relacionamento pessoal, profissional e financeiro.

Além disso, muitos outros benefícios podem ser atingidos no processo que engloba o autoconhecimento.

Principais benefícios

  • identificação de forças e fraquezas;
  • desenvolvimento de um plano de carreira;
  • melhoria na gestão do tempo;
  • aumento da produtividade;
  • ganho de autoestima;
  • equilíbrio na vida pessoal.

Como vimos, diante das mudanças do mercado de trabalho, cada vez mais pessoas buscam alcançar novos objetivos, abrindo cada vez mais espaço para a atuação de coaches profissionais no mundo corporativo. Dessa maneira, após saber o que é coaching de carreira, é possível entender sua importância nesse cenário e mensurar os resultados alcançados.

Então, gostou deste texto? Se ainda restou alguma dúvida sobre coaching de carreira, deixe sua pergunta nos comentários que eu terei prazer em respondê-la.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X