Por que investir em uma consultoria de recolocação profissional?

Se você foi demitido, está desempregado ou insatisfeito com o seu atual trabalho,  precisa de uma transição de carreira ou quer dar a volta por cima em sua vida profissional, saiba que, mesmo em momentos de incertezas na economia e nas relações de trabalho, como a que estamos vivendo, é possível recolocar-se no mercado de trabalho e impulsionar sua carreira.

Para isso, existe a ajuda da consultoria de recolocação profissional. Você deve estar se perguntado: como isso funciona?

Nem só de marketing pessoal vive o homem: é preciso investir em algo com mais consistência e que tenha a orientação de profissionais especializados. É aí que entra a consultoria de recolocação profissional, que é a responsável por fazer a intermediação de relações entre o profissional que busca uma nova oportunidade no mercado de trabalho e as empresas que buscam novos talentos.

Mas o que essas empresas fazem exatamente?

  • Oferecem apoio e orientação;
  • fazem análise e revisão de carreira profissional (coaching);
  • auxiliam no planejamento de estratégias para divulgação no mercado;
  • ensinam elaborar currículo diferenciado;
  • orientam para participar de processos de seleção.

Há, porém, três tipos de consultoria de recolocação profissional que atendem de forma específica e diferenciada. Vamos conhecer quais são, quais as vantagens de se contratar uma consultoria e ver a importância do profissional especializado nessa área para o sucesso da recolocação.

Outplacement

As consultorias que auxiliam os profissionais do meio empresarial e corporativo são chamadas de outplacement. Funciona assim: a empresa que demitiu o funcionário contrata uma empresa de consultoria de recolocação para proporcionar a esse profissional orientação e apoio especializados e focados nessa área, para que a reinserção no mercado seja assertiva e bem-sucedida. A consultoria é paga pela empresa, e o profissional fica isento de qualquer taxa.

Headunter

Já o headhunter é o profissional conhecido no meio como um caça-talentos, pois ele tem a missão de recrutar e selecionar profissionais no mercado para determinada empresa que o contratou para essa função.

Por isso, o headunter pode tentar localizar esse profissional em alguma consultoria de recolocação profissional ou, mesmo, em um outplacement. Como ele tem um vasto networking, sempre tem algum profissional certo na manga, e é indicado que este tenha passado por uma consultoria de recolocação profissional.

Coaching

O profissional que deseja a recolocação pode contratar os serviços de um coaching de carreira, que vai orientá-lo quanto às suas atitudes, aos pensamentos e à forma de vida, para que ele se condicione a buscar a melhor oportunidade profissional, usando o aprendizado adquirido por meio de técnicas e ferramentas de coaching que o ajudam a ter um plano de ação.

Essa técnica é muito eficaz porque ela também prepara o coachee a solucionar problemas pessoais, que podem estar atrapalhando a vida profissional. Ao combinar essas técnicas com a análise de mercado, o estudo do perfil e o posicionamento do cliente, além de contar com conhecimentos das áreas de sociologia, psicologia, neurolinguística e gestão de pessoas, fica muito mais fácil fazer uma consultoria de forma assertiva — já que ela trabalha o todo e o seu entorno, e não apenas um aspecto do profissional.

Assim, o profissional consegue acessar as suas potencialidades e adquire mais confiança para fazer uma mudança significativa em sua carreira.

Vantagens

Qualquer que seja o tipo de consultoria que você tenha escolhido, contar com a ajuda de profissionais especializados sempre vem para somar no que diz respeito à reinserção no mercado de trabalho tão competitivo.

A seguir, seguem algumas vantagens em se confiar sua vida profissional nas empresas de recolocação.

Profissionais especializados

Quando você decide deixar a sua recolocação profissional nas mãos de quem entende do assunto, as chances de desenvolver uma carreira bem-sucedida são muito maiores. Os profissionais são capacitados para te passar a melhor orientação e têm domínio e conhecimento de técnicas específicas para o seu caso.

Redução de custos

Com uma consultoria, você economiza muito mais e corta gastos desnecessários, pois otimiza tempo. Além disso, você consegue chegar exatamente onde precisa para se adequar ao mercado.

A consultoria te direcionará para os lugares mais certeiros para que você se recoloque, sem que precise “sair atirando para todos os lados”, perdendo tempo e dinheiro em entrevistas e descolamentos que não trarão retorno e nem pagando caro por um perfil em sites de emprego, por exemplo.

Realização da logística de entrevistas

As empresas de recolocação cuidam de toda a parte de entrevista, tanto da logística quanto da entrevista em si. Elas também orientam como se comportar, o que dizer e o que não, o que é pertinente perguntar  e quais qualificações são mais requisitadas para o cargo pretendido.

Competência para avaliação de perfis

Por meio dos conhecimentos na área de psicologia e coaching, geralmente as empresas de recolocação profissional conseguem fazer uma análise de perfil detalhada e uma avaliação pontual das competências do candidato ao cargo. Assim, a escolha final costuma ter menos chances de erro.

Currículo bem feito

Como destacar seu currículo mediante centenas de outros para um processo seletivo? A consultoria pode te ajudar a confeccionar o melhor currículo, com os dados que realmente interessam para a vaga pretendida e a forma como você poderá disponibilizar essas informações.

Consultoria

Ao contratar qualquer tipo de consultoria de recolocação profissional, é importante levar em consideração:

  • a idoneidade da empresa — faça uma pesquisa no cadastro de reclamações e veja como ela se comporta nas redes sociais;
  • consulte clientes e veja se a empresa os atendeu corretamente;
  • visite a sede da empresa e mantenha sempre os telefones consigo para ver se ela está realmente disponível para te atender;
  • confira se os profissionais possuem certificados e estão aptos a desenvolver o trabalho.

Lembre-se sempre de que a consultoria de recolocação profissional é escolhida por você, portanto se organize e esteja sempre atento a esses detalhes, pois eles são extremamente importantes para o seu sucesso profissional.

É fundamental que você procure uma empresa de consultoria com profissionais especializados e altamente qualificados para lhe proporcionar o melhor direcionamento para sua carreira.

Se você gostou deste artigo e ficou interessado em contratar uma consultoria de recolocação profissional, entre em contato conosco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X