Reposicionamento de carreira: 4 dicas para quem quer mudar de emprego!

No momento em que você estava escolhendo sua profissão, ao final do ensino médio ou pouco tempo depois de formado, com certeza deve ter ouvido a expressão de que estaria fazendo a “escolha da sua vida”.

Engana-se quem pensa que aquela profissão escolhida tem que ser a que te acompanharia pelo resto da vida. É possível, sim, realizar o reposicionamento de carreira em qualquer momento.

Mas, você sabe como realizar essa mudança tão importante de maneira segura e sem correr riscos? Pensando nisso, no post de hoje eu selecionei algumas dicas para você se reposicionar na carreira. Confira!

1. Trabalhe o seu autoconhecimento

O primeiro e importante passo para se reposicionar na carreira é que você trabalhar o seu autoconhecimento, isso diz respeito a entender melhor quem você é. Isso é duro, pois não nos ensinaram na escola a fazer esse tipo de exercício.

Fique atento para suas qualidades, no que você se sai melhor e suas melhores habilidades adquiridas ao longo da sua jornada profissional. Assim, as chances de você acertar em cheio sua nova profissão são bem maiores!

2. Pesquise bastante

É essencial que você saiba como está a área que deseja seguir. Pode parecer uma história fantástica você entrar para uma profissão que te satisfaça e que é sua cara, mas saber como está o mercado é o ideal na hora de trocar de profissão.

Saiba como estão os salários e as ofertas e, caso não estejam favoráveis no momento da sua escolha, leve em consideração esperar um pouco.

Em relação a essas pesquisas, não se limite apenas ao mercado: saiba bem como é o seu novo desafio escolhido. Visite empresas do ramo, entre em contato com profissionais e faça, nos meses anteriores a essa mudança, atividades que se assemelham com o que você fará no dia a dia.

Pesquise detalhes sobre a nova profissão ou o novo negócio, coisas do tipo: rotina de trabalho, que horas que se inicia e que horas termina. Com quais pessoas se trabalha, como é o ambiente de trabalho, e por ai vai…

3. Cuide do seu marketing pessoal

Cuidar da imagem que você passa para as pessoas é fundamental na hora de trocar de profissão. Quando você possui um bom relacionamento e transmite confiança por onde passa, consequentemente suas referências serão das mais positivas.

Além disso, cuidar do marketing pessoal ultrapassa bons relacionamentos: esteja vestido adequadamente ao ambiente em que estiver. Também é essencial que você possua um cartão de visitas com as suas principais informações: nome, e-mail, telefone e redes sociais.

Estar presente e da forma correta nas redes sociais é importante também, principalmente se você estiver pensando em buscar um novo emprego.

4. Mantenha-se sempre atualizado e seja você mesmo

Estar por dentro de todos os assuntos que envolva a nova área que você embarcará fará com que transmita uma imagem séria e compromissada. Busque sempre novas informações, também de outras áreas correlatas, para que você esteja por dentro de todas as novidades do mercado e seja autoridade naqueles assuntos.

Por fim e não menos importante, seja você mesmo: mostre transparência, seja sincero e não crie um personagem na hora de uma entrevista de emprego. Os recrutadores sabem identificar quando uma pessoa está indo além do que é — não será diferente com você!

E aí, gostou do conteúdo? Agora que você já sabe as principais dicas para o reposicionamento de carreira, deixe seu comentário no post e compartilhe as suas experiências comigo!

(2) Comments

  • Eugênio Pacelli 13 de dezembro de 2017 @ 14:06

    Excelente, você está sempre brilhando. Gracias por tudo e que Deus lhe dê uns 482 anos de vida pela frente para continuar levando esses ensinamentos a 10.000.000.000 de pessoas pelo mundo todo.

  • ANTONIO CIRÍACO 13 de dezembro de 2017 @ 15:21

    Otima publicação. Auxiliou em muito as orientações que buscava.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X