Saiba como usar a empatia a seu favor!

duas mulheres sentadas conversando

Soa quase redundante relembrar que os relacionamentos são a base do sucesso, mas é importante fazê-lo. Não se pode alcançar êxito algum, se não tivermos uma conexão forte com as pessoas que estão ao nosso entorno. E essa regra vale para todas as áreas da vida, exercendo um peso extra nas relações profissionais.

Pessoas inteligentes sabem como usar a empatia a seu favor, construindo laços fortes e confiáveis, conquistando autoridade por meio do respeito e da gentileza. Uma habilidade treinável que precisa tomar a liderança para o alcance do sucesso.

Quer aprender como desenvolver uma empatia capaz de ajudá-lor? Mostarei várias maneiras a partir de agora. Acompanhe!

 

Abertura de novas oportunidades

Empatia é a capacidade  —  desenvolvida  —  de colocar-se no lugar do outro e sentir suas dores e alegrias, a fim de entender e compreender suas emoções e sentimentos.

Ninguém nasce com empatia, pois ela não é um traço da personalidade. Nós aprendemos e desenvolvemos esse sentimento, que é fruto do nosso esforço, enquanto vivemos em sociedade.

Importar-se com a situação do outro abre um caminho para que ele se sinta seguro em conversar e desabafar de forma sincera e honesta. Dessa forma, as relações se tornam mais fortes e verdadeiras, principalmente no âmbito profissional. O acesso à verdade permite aprimorar as estratégias e caminhar no rumo certo.

 

Fortalecimento do networking

Vou ser sincero, não tem como manter contato prolongado com pessoas arrogantes ou sádicas. Em vez de lerem pilhas de livros, seria mais produtivo se as pessoas praticassem a empatia para melhorar suas conexões.

Os relacionamentos profissionais  —  incluindo as redes sociais  — tornam-se melhor quando valorizamos o que o outro pensa, ouvimos suas ideias e concedemos espaço para uma discussão democrática e sem preconceitos.

Utilize com mais frequência algumas expressões do tipo “fale um pouco mais sobre a sua ideia” ou “seu ponto de vista é interessante”. São expressões que abrem espaço para a opinião do outro. Você não precisa concordar com o que ele diz, basta apenas ouvir e respeitar e estará no caminho certo.

 

Aumento da produtividade da equipe

Se você é líder de equipe ou, de alguma forma, precisa influenciar os resultados de pessoas, comece a ser empático imediatamente. Veja só, uma pesquisa realizada pelo Centro de Liderança Criativa descobriu que há maior engajamento das equipes quando há empatia por parte da sua chefia.

O ato de se importar com o seu time cria um ambiente favorável ao respeito e fortalece um clima agradável de trabalho, propício à construção de uma carreira feliz.

 

Aprimoramento do marketing pessoal

A empatia pode ajudar — e muito — a quem está construindo sua imagem no mercado. Adotando táticas certas, um profissional conseguirá elevar sua imagem frente a clientes e parceiros, viabilizando novos negócios.

As pessoas tendem a lembrar e recomendar pessoas com as quais elas tiveram uma experiência positiva. A construção de uma marca pessoal forte e confiável facilita o processo de convencimento do cliente.

Ou seja, a empatia o ajudará a vender mais, a fechar novos negócios e a tornar-se referência no seu segmento.

Empatia é um exercício que deveria ser obrigatório e inerente ao homem. Porém, não é assim. Por todos os lados, vemos o descaso das pessoas em sua convivência em sociedade.

O segredo reside em aproveitar essa brecha e fazer diferente, adquirindo benefícios por meio de um comportamento que valoriza o outro e, por conseguinte, conquista sua confiança!

Espero que você tenha se inspirado nas nossas ideias de como usar a empatia a seu favor. Conteúdos como este fazem parte do meu compromisso em entregar informação relevante que o ajude a crescer!

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