Transição de carreira: 5 startups de sucesso para se inspirar!

startups de sucesso

Uma das tendências que tenho observado entre os profissionais que querem realizar uma transição de carreira é o desejo de investir no próprio negócio. Não é uma tarefa fácil, é importante observar, mas, ao mesmo tempo, pode trazer resultados bastante recompensadores.

E neste post, vou mostrar 5 exemplos de startups de sucesso que, a partir da combinação de boas ideias, resiliência, disciplina, determinação e muito trabalho conseguiram conquistar o mercado e vislumbram boas oportunidades de crescimento no Brasil e no mundo. Confira!

1. Buscapé

Vamos começar esta lista falando sobre uma startup que surgiu no Brasil e, hoje, é o maior site de comparação de preços da América Latina: o Buscapé.

Criada em 1999 por um grupo de amigos, a partir de um investimento bastante modesto de apenas R$ 400,00, a empresa conquistou o público ao facilitar a escolha dos produtos e serviços com o melhor custo-benefício para se tornar uma das principais plataformas de e-commerce do país.

2. ContaAzul

Também criada em terras brasileiras, a ContaAzul é voltada especificamente às micro e pequenas empresas e está no mercado desde 2011.

Com o objetivo de oferecer serviços de gestão financeira online por meio de uma plataforma simples e interativa, essa startup se tornou uma referência nacional e já conta com mais de 800 mil empresas atendidas.

3. LinkedIn

Lançado oficialmente no ano 2003, o LinkedIn é hoje a maior rede profissional do mundo, conectando mais de 560 milhões de usuários, em cerca de 200 países.

Com um modelo de negócios inovador, a plataforma apresenta uma forma eficiente para que os recrutadores encontrem colaboradores ideais para suas empresas e permite que os usuários se aproximem das grandes companhias.

Além disso, o site oferece opções de assinatura e soluções de recrutamento, de onde provém sua principal receita, juntamente aos ganhos com publicidade.

4. Airbnb

Imagine só: criar uma plataforma que permita aos viajantes encontrar opções diferenciadas de hospedagem em todo o mundo e ainda ganhar dinheiro com isso?

Foi assim que os criadores do Airbnb desenvolveram a sua startup, ao identificar uma necessidade de um público específico e resolvê-la de forma criativa, o que resultou em uma ideia bastante lucrativa!

De 2008, ano de sua fundação, para cá, o Airbnb já conectou milhões de usuários e hóspedes, com acomodações em diversos países, com praticidade e segurança.

5. Samba Tech

Aproveitando a tendência de crescimento do consumo de conteúdos em formato de vídeo, a Samba Tech surgiu como pioneira nesse mercado para se tornar a empresa líder na América Latina.

A startup oferece tecnologia para hospedagem, gestão e distribuição de vídeos para iniciativas como treinamentos, aulas na modalidade de educação a distância (EAD) ou comunicação corporativa, contribuindo com a estratégia digital de empresas de diferentes ramos de atuação, permitindo a geração de receita de forma diferenciada.

Acho importante frisar, também, que o sucesso nos negócios não vem de uma hora para outra. É preciso estudar o momento em que o mercado está, avaliar os riscos e oportunidades e, por fim, não ter medo de arriscar e acreditar no potencial da sua ideia!

E se você gostou de conhecer algumas startups de sucesso e ficou inspirado para investir na sua ideia de negócio, não deixe de conferir o meu post sobre como criar uma startup ou produto!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X