3 benefícios do coaching para te ajudar no autoconhecimento

Não é incomum que o coaching seja associado à terapia, em outras palavras, os dois são lidos como sinônimos por muitas pessoas. Contudo, isso está longe de ser verdadeiro, embora ambos forneçam ganhos similares e duradouros para aqueles que os procuram.

Ao longo dos anos em que venho trabalhando como coach, pude acompanhar de perto a evolução de pessoas de todas as idades durante as sessões, por isso, trago hoje uma série de benefícios do coaching que mudaram as trajetórias dos meus alunos.

Vem comigo!

Como funciona o processo de coaching

Nos programas de coaching as temáticas variam. Isso significa que alguns podem ter como objetivo desenvolver em seus alunos habilidades de liderança, comunicação, inteligência emocional ou autoconhecimento.

De qualquer maneira, se estabelece um plano com início, meio e fim. Estratégias e metas são definidas para que o coachee saia, ao final do programa, com aquilo que veio buscar: sucesso profissional, autoconhecimento, senso de propósito, maior iniciativa, entre outros.

Por isso, o primeiro passo é sempre uma boa conversa com o profissional que vai orientar o aluno, para que juntos identifiquem objetivos e alinhem expectativas.

Com tudo isso definido, pode-se começar o trabalho. O coaching vai mostrar pontos de melhoria, sugerir atividades e exercícios em que será possível trabalhar essas questões, sempre fornecendo um feedback ao final de cada etapa.

Benefícios do coach para momentos de estagnação

Nota-se que esse processo de orientação contínua é especialmente benéfica para aqueles que se encontram em uma fase de dúvidas em suas vidas. Geralmente, essa fase de estagnação traz consigo um sentimento de incerteza e insegurança, dificultando a identificação de novos projetos pessoais e profissionais.

Nesse contexto, contar com o auxílio de um coaching pode ser essencial para iniciar uma nova etapa pessoal e profissional, melhor direcionada e mais predisposta ao sucesso. Veja como a orientação de um profissional de coach pode ajudar no autoconhecimento:

1. Reconhecimento de pontos fracos

Talvez esse seja o maior benefício das sessões, pois não saber quais são os nossos pontos fracos nos deixa muito mais vulneráveis aos imprevistos da vida pessoal e profissional.

Além disso, apenas após fazer essa identificação é que se pode traçar um plano para implementar melhorias. O profissional de coach vai te ajudar nessas duas tarefas.

2. Transformando o bom em excelente

E não são apenas os pontos fracos que ganham com isso: ao trabalhar também seus pontos fortes é possível transformar os pontos positivos em diferenciais.

É comum que determinadas características que consideramos falhas possam ser transformadas em qualidades, se fizermos alguns ajustes.

3. Busca por novos propósitos

Nas fases de estagnação, é comum ter a sensação de não saber aonde está indo com a sua vida, seja ela pessoal ou profissional. Desta maneira, o processo de coaching pode ajudá-lo a se reencontrar ou, quem sabe, empreender um caminho totalmente novo.

Autoconhecimento: muito além do coaching

Vale ressaltar que o processo de autoconhecimento vai muito além de um programa de coaching. Na verdade, todos aprendemos coisas sobre nós mesmo tateando as diversas experiências que vivemos.

Então, pode-se dizer que o autoconhecimento acontece naturalmente, mas quanto mais consciente ficamos do processo, mais enriquecedor o aprendizado se torna.

Pensando dessa maneira, vemos porque um programa de coaching é um ambiente extremamente propício ao autoconhecimento, já que nele temos acesso a processos sistêmicos em que é possível avançar nível após nível. Isso é, explorar as nossas próprias possibilidades em um ambiente colaborativo.

Gostou da nossa conversa sobre os benefícios do coaching? Então, te convido a ficar por dentro de todas as novidades do Instituto Maurício Sampaio e compartilhar seus comentários e experiências conosco. Siga-nos no Twitter, Facebook, InstagramYoutube!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *