5 coisas que você deveria saber sobre Coaching de Carreira

Mesmo hoje, para pessoas que estão fora do trabalho e para aquelas que estão em atividade, o tema carreira é alvo de grandes preocupações.

Desde a primeira escolha profissional, até o pós-aposentadoria, os desafios são constantes. Porém, muitas pessoas e profissionais que estão protagonizando essa jornada, desconhecem no que o processo de coaching de carreira pode contribuir.

E para que você, leitor, tenha uma noção clara sobre o tema, eu resolvi escrever esse artigo desmistificando o que é coaching de carreira e para qual situação ele serve.

O que é o coaching de Carreira?

O coaching de carreira é um processo no qual trabalhamos com foco nos desafios de carreira de uma pessoa ou um profissional. O coaching de carreira é um nicho do processo de coaching.

Esse trabalho geralmente é realizado um a um (Coach e cliente/Coachee) ou em grupo também.

Durante o processo são utilizadas ferramentas de coaching específicas e exclusivas para carreira.

Em um programa de coaching, geralmente os encontros são semanais, e duram uma hora. No total, o indicado, inicialmente, são 10 encontros.

Quais são os equívocos mais comuns sobre o coaching de carreira?

A maior confusão que as pessoas fazem é achar que o coaching é uma consultoria, ou mesmo uma terapia. Não, não é!

O coaching é um processo que parte do presente para o futuro. Geralmente nesse processo ajudamos o cliente, chamado de coachee, a clarificar o seu futuro e com isso promover mudanças no presente.

Já a terapia trabalha com foco no passado, para trazer uma mudança no presente.

Ambas são importantes para o desenvolvimento humano. Porém, são abordagens diferentes.

O mesmo acontece entre o coaching e a consultoria. Na consultoria, o profissional (consultor), trás para seu cliente um modelo de estratégia pronto. Algo do qual ele já testou e validou. Nesse caso a responsabilidade pelos resultados, fica mais com o consultor do que com o cliente.

Existem outras abordagens quando falamos em CARREIRA. São elas:

  • Consultor de carreira
  • Conselheiro de carreira
  • Orientador Vocacional e Profissional
  • Mentor de carreira

Não existe a melhor ou pior abordagem, e sim aquela que o cliente se sente melhor. Se adapta melhor.

O importante para quem vai contratar é ter claro a distinção entre as mesmas. Conhecer o limite de atuação de cada abordagem.

O que uma pessoa comum pode esperar de um processo de coaching de carreira?

Quem passa por um processo de coaching de carreira, sofre uma grande transformação. Pois, durante o processo, além de definição de objetivos e metas, são trabalhado aspectos como autoconhecimento, e eliminação de crenças limitantes.

Isso faz uma diferença enorme no processo. Pessoas que conseguem ter uma clareza do seu futuro e do seu presente também, ficam mais engajadas e motivadas para promover uma mudança.

O interessante, é que não só o cliente/coachee sente a mudança, como as pessoas em sua volta. Isso é nítido. É comum ouvir: “Como você está diferente!”, ou “Seu humor mudou, você está mais animado!”.

Em que desafio profissional uma pessoa pode precisar de um Coach de Carreira?

Existem várias fases em que uma pessoa pode precisar de um coaching de carreira. A primeira delas é na escolha profissional, e aqui estamos falando principalmente dos mais jovens, geralmente alunos de Ensino Médio, cursinhos preparatórios para o vestibular e alunos que desistem logo nos primeiros anos do curso superior.

Outra fase são os universitários. São milhões que se formam todos os anos, e muitos ficam perdidos frente ao processo de prospecção do seu trabalho. Muitos não tem ideia de como criar um currículo, e nem como divulgar. Outros ficam apavorados com a questão das entrevistas de emprego e ai vai…

Existe o grupo dos profissionais que estão infelizes com o trabalho atual. Desejam mudar, serem donos do próprio nariz. Estamos falando algo em torno de 85% dos profissionais, só no Brasil, segundo as últimas pesquisas. São milhões de pessoas nessa situação.

O Brasil vai se tornar, em pouco tempo, um país de pessoas mais idosas, e junto com isso muitos profissionais vão receber o status de aposentado. Porém, muitos ainda vão estar em plena condição de iniciar um novo projeto de vida.

Isso porque a expectativa de vida vem aumentando. Esse é um grupo que vai precisar de muito apoio.

Além desses grupos temos:

  • Profissionais que desejam chegar no topo das suas empresas, querem se tornar grandes executivos e para isso precisam planejar a sua carreira, e fazer ajustes profissionais;
  • Profissionais que perderam o emprego, ou mesmo pediram demissão e desejam fazer uma recolocação profissional;
  • Expatriados, ou seja, pessoas que estão indo trabalhar fora do país e precisam de uma adaptação;
  • Primeiro emprego. Jovens profissionais que iniciam sua jornada no mundo do trabalho e não sabem como se comportar, o que fazer para terem sucesso;
  • Esportistas que precisam planejar o pós carreira, uma vez que muitos se aposentam cedo demais.

Enfim, são vários os momentos que um coaching de carreira pode ajudar. Ao longo de uma jornada, enfrentamos vários desafios profissionais e nada melhor do que poder contar com um apoio.

O que pode atrapalhar um processo de coaching de carreira?

Uma das coisas que faz com que um processo de coaching não funcione, é quando o possível cliente, não tem conhecimento do processo, ou mesmo não está comprometido.

Vejo muitas pessoas aderindo aos programas de coaching pelo modismo e acabam desistindo ao longo do caminho.

O processo de coaching é puxado, exige foco, persistência e dedicação do Cliente/Coachee. Não que o Coach não precise disso também, mas diferentemente de outras abordagens, no coaching, o maior responsável é o Coachee.

Isso é importante ficar claro, pois as decisões partem do Coachee e não do Coach. Se alguém busca por orientações, sugestões, palpites e conselhos, melhor não entrar em um programa de coaching.

O processo de coaching é baseado e perguntas, que fazem com que o cliente/coachee, tenha que acessar, por várias vezes, o seu subconsciente e isso é de fato cansativo, porém, libertador. É o que trás resultado!

Se você está lendo esse artigo e deseja iniciar um programa de coaching de carreira, seja bem-vindo! Nós do IMS, possuímos uma equipe treinada, com muita competência e experiência.

Oferecemos uma primeira sessão estratégica GRATUITA. Durante uma hora você poderá conversar com um dos nossos Coaches e descobrir respostas para os seus desafios.

<<Clique aqui para preencher a aplicação e agendar seu horário>>

(4) Comments

  • Revilane 8 de agosto de 2019 @ 14:02

    Esse curso pelo o que estive lendo ele se encaixa para mim pois como teóloga eu posso trabalha como conselheira e com esse curso acho que ele pode alavanca uma nova carreira em minha vida até porque o teólogo pode trabalha com ONGs pessoas que estão em riscos essa e a verdade e essa área pode ser um diferencial para se trabalha as pessoas para uma profissão e lógico abre meus caminhos para outra profissão

    • Maurício Sampaio 30 de setembro de 2019 @ 14:53

      Sim Revilane, pode! Entre em contato com a gente pelo (21)998961333 ou (21)3030-3756

  • José Augusto Monteiro Viana de Souza 21 de setembro de 2019 @ 18:28

    Tenho 73 anos de idade, formado em Engenharia Civil, pós graduado em Física direcionado para magistério em Ensino Médio, especializado em Engenharia de Segurança, Engenharia de Prevenção de Perdas e Engenharia de Confiabilidade em Processos Industriais.
    Atualmente, tenho me dedicado a desenvolver junto as organizações empresariais a implantação do SGI-SSMAQRS (Sistema de Gestão Integrada em Segurança do Trabalho, Saúde Ocupacional, Preservação do Meio Ambiente, Melhoria Contínua da Qualidade no Trabalho e Assessoria nas Ações voltadas para Responsabilidade Social),
    Gostaria de saber, o que pode ajudar no meu trabalho o processo de coaching de carreira?.

    • Maurício Sampaio 30 de setembro de 2019 @ 14:50

      Olá José! Parabéns pelas suas conquistas! Então, você pode contribuir com a carreira dos seus colaboradores com a formação em Coaching de Carreira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *