6 livros sobre desenvolvimento pessoal que você deve ler!

A leitura é um recurso poderoso para quem busca uma mudança de vida, não é à toa que as sessões das livrarias estão lotadas de livros sobre desenvolvimento pessoal. Afinal, livros são transformadores, e eu não duvido disso. 

Focados em produtividade, finanças ou outros objetivos, esses livros costumam propor a mudança de mentalidade por meio de ferramentas como a neurolinguística, a repetição e o poder do inconsciente. 

Porém, com tantos títulos, é normal você se sentir perdido sobre por onde começar. Pensando nisso, reuni aqui 6 clássicos, cada um com seu estilo, que acredito terem o poder de mudar vidas. Confira!

1. Poder Sem Limites (Anthony Robbins)

Anthony Robbins se baseou nos conceitos da programação neurolinguística – PNL – para apresentar estratégias que visam alcançar os objetivos traçados.

O livro, que tornou a PNL popular em todo o mundo, é daqueles que você não consegue parar de ler. Com uma linguagem prática e direta, o autor utiliza de diversos diagramas, exemplos e histórias de sucesso para demonstrar como as técnicas da PNL devem ser aplicadas na vida pessoal.

Trata-se de um guia fascinante, consagrado como porta de entrada de diversos profissionais, como empreendedores e coaches, no universo da programação neurolinguística.

A proposta do autor é a criação de um mindset correto para o alcance de objetivos, por meio de ferramentas fundamentais ao autoconhecimento.

2. Pense e Enriqueça (Napoleon Hill)

Um dos maiores livros sobre desenvolvimento pessoal, a obra Pense e Enriqueça é completa, enriquecida com muitas histórias e de leitura bastante prazerosa.

Napoleon Hill conviveu de perto com centenas de homens e mulheres de sucesso, dentre as maiores fortunas do mundo, tais como Henry Ford, King Gillette e Theodore Roosevelt. O autor identificou cerca de 15 características em comum entre essas pessoas, e a partir delas desenvolveu uma fórmula para chegar à riqueza.

Embora, o foco do livro seja o êxito financeiro, seus ensinamentos podem ser aplicados a diversas áreas da vida, ensinando a condicionar a mente – por meio da repetição – em busca de riqueza, seja ela financeira, espiritual, intelectual ou emocional.

Ou seja, o livro aborda passos que servem à qualquer objetivo, como persistência, desejo intenso, conhecimento especializado e planejamento. Dessa maneira, trabalha aspectos da personalidade e o desenvolvimento pessoal no sentido de nos preparar para o sucesso.

3. Desperte seu Gigante Interior (Anthony Robbins)

Mais um de Anthony Robbins – especialista em neurolinguística – Desperte seu Gigante Interior fala sobre o processo de tomada de decisão, de que forma ele ocorre e como podemos usá-lo para alcançar objetivos. Um manual de funcionamento do cérebro humano.

Em suas mais de 600 páginas, o livro contem diversos exercícios propostos e estudos de casos, por meio dos quais o autor ensina a melhorar a comunicação, os relacionamentos, a saúde e a forma física, além de controlar as emoções, derrubar padrões de autossabotagem e, com isso, criar mudanças e gerar motivação.

Um guia para mudar nossa vida, nos relembrando a todo instante, que temos os recursos necessários para isso. E que para conquistar novos resultados, é preciso mudar nossas ações.

Por meio de um programa desenvolvido para o leitor, incluindo testes de autoajuda, o autor nos convida a uma leitura ativa, ensinando a romper padrões de comportamento para realizar grandes mudanças pessoais.

4. Pai Rico, Pai Pobre (Robert Kiyosaki)

Um clássico na área de finanças e investimentos, o livro de Robert Kiyosaki vai muito além, falando sobre o ser humano, suas crenças, atitudes e comportamento. 

De maneira simples e incrivelmente didática, ele ensina como se tornar um investidor, apresentando conceitos como fluxo de caixa, diferença entre ativos e passivos, além de distinguir o pensamento de ricos e pobres. 

Dessa forma, você aprende como enriquecer gastando menos do que ganha, e comprando ativos que possam gerar renda passiva. 

No entanto, mais do que ensinar finanças, o livro propõe uma mudança de mentalidade, e irá mudar sua visão sobre enriquecimento e dinheiro. Trata-se de um grande Best Seller, que vem ajudando milhares de pessoas a desenvolver um uso mais consciente do capital. 

5. O Poder do Agora (Eckhart Tolle)

O livro de Eckhart Tolle traz assuntos profundos, como a descoberta do potencial interior, por meio de tradições espirituais como o hinduísmo, o budismo e o cristianismo. No entanto, o autor o faz de maneira simples e didática, ensinando-nos a tomar consciências de nossos pensamento e emoções. 

A leitura nos mostra como perdemos tempo em função do passado e do futuro. Também aponta que nos atemos pouco ao presente, ao passo que é neste exato momento que residem as maiores oportunidades para fazer diferente e começar algo novo, mudando a nossa vida. 

6. Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes (Stephen Covey)

A princípio, o livro aborda as mudanças de comportamento necessárias para se tornar eficaz. Entretanto, seu conteúdo vai muito além, mostrando a atitude e mentalidade necessárias para crescer pessoal e profissionalmente. 

Por meio dos sete passos apresentados, em conjunto com histórias reais, é possível aprender a escolher o trabalho certo na hora certa. 

O autor nos faz enxergar as coisas segundo outros paradigmas, nos ensinando como fazer melhores escolhas e a realmente pensar diferente. 

O processo de autoconhecimento é essencial para a conquista do sucesso, seja ele material, profissional ou pessoal. Embora essa jornada seja bastante individual, diversos autores se dedicam a estudar o cérebro e o comportamento humano, identificando características comuns às pessoas prósperas e disponibilizando ferramentas para o alcance do êxito pessoal. 

Por meio da mudança de mentalidade é possível atingir objetivos em diferentes áreas, gerando resultados efetivamente distintos, visando a tão sonhada mudança de vida. 

Nesse sentido, os livros sobre desenvolvimento pessoal surgem como uma fonte quase ilimitada de gatilhos e recursos, estimulando reflexões transformadoras em seus leitores. Espero que essa lista possa despertar em você o desejo de mudança e a busca pelo autoconhecimento, de modo que você consiga alcançar seus objetivos. 

Se você gostou desta lista de livros, não deixe de indicá-los aos seus amigos. Compartilhe este post nas suas redes sociais e ajude outras pessoas a mudarem suas vidas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X