Como escolher um curso de coaching em 8 passos certeiros

Você decidiu se formar em coaching e agora tem várias perguntas: como descobrir a qualidade de um curso? Por ser uma formação de categoria livre no Brasil, eu sei que existem algumas escolas que apenas prometem, mas também muitas instituições que realizam um trabalho sério e competente — assim, é preciso estar atento para diferenciar as formações qualificadas das falsas propagandas.

Trabalhar com o que gosta e estar pronto para ajudar. Contudo, existem algumas qualidades do coach que podem ser natas ou conquistadas ao longo da carreira. Se você está pronto para ser um coaching profissional, veja essas 8 dicas que eu separei para te ajudar na escolha do curso ideal para você. Confira!

1. Estabeleça qual especialização de coaching

Assim como na medicina o estudante precisa aprimorar seu conhecimento, também no coaching é importante escolher um nicho para atuar melhor. Dividido entre o foco de atuação na vida pessoal e profissional do coachee (cliente), existem ainda outras subdivisões para o desenvolvimento de um trabalho específico e com resultados excelentes.

Talvez você tenha experiência e conhecimento para ser um coaching de vendas, então imagine que alguém queira aumentar as vendas da sua empresa. Um outro exemplo seria alguém que quer mudar de carreira, o coaching de carreira conseguirá melhor desempenho para essa situação.

2. Pesquise o site e o blog do curso de coaching

Com o recorte depois que você escolheu em qual nicho vai trabalhar, fica mais fácil pesquisar os diversos cursos de coaching oferecidos no mercado. Dê uma olhada no site, observe as informações da empresa. Qual é a proposta, valores e princípios da instituição? O blog conta com publicações atuais?

É bom observar quais são os meios de contato. Após a matrícula, principalmente durante o curso, podem surgir dúvidas, uma empresa séria oferece apoio, online ou presencial.

3. Confira os depoimentos nos sites e nas redes sociais

Aproveitando sua pesquisa no site, eu sugiro que você dê uma atenção ao que os alunos e os ex-alunos falam sobre o curso. Veja também os comentários nas redes sociais. Essa perspectiva é muito importante, pois é a opinião de quem passou pelo processo que você pretende e pode te prevenir de situações desnecessárias.

Observe se os comentários respondem suas principais dúvidas. Confira se a formação cumpriu com a proposta. Depois de formada a pessoa já está atuando como coach? Quais são as principais sugestões e críticas? Quais diferenciais normalmente são destacados nos depoimentos?

4. Avalie a trajetória e experiência

Para saber a qualidade do curso, outro ponto para analisar é o tempo de existência da escola, quantas turmas já se formaram e qual a reputação dos alunos que se formaram na instituição.

Mesmo que a escola seja conceituada, procure saber quem serão seus treinadores. Dê uma analisada no currículo, veja qual é a formação. Observe se eles têm experiência não só na parte teórica, como formadores, mas também, na prática, em atendimentos.

5. Entenda como funcionam as certificações internacionais

Assim como inúmeras carreiras, o coaching é reconhecido como um curso livre. Isso significa que não existe uma certificação padronizada, seja nacional ou internacional.

Sabendo disso, eu quero esclarecer que mesmo que existam muitas associações internacionais que funcionam como uma espécie de guarda-chuva conferindo qualidade para os seus associados, este não é um indicativo confiável. Alguns negócios se aproveitam da autoridade que a chancela cria e se rotulam com nomes de instituições que não tem lastro. Confie mais na proposta, estrutura do curso, equipe e currículos apresentados.

O Brasil hoje já está bem conceituado em termos de formação e mercado de coaching.

6. Verifique a grade curricular

Depois de toda essa pesquisa sua escolha está quase certa. Estude qual a proposta do curso, qual a metodologia usada, se já foi testada e aprovada, quantas vezes ela foi aplicada.

Veja se o conteúdo programático é coerente com a especialização e também qual o apoio para a parte prática. Muitos cursos oferecem monitoria de atendimento, mas ela acontece com outro coach que tem pouca ou nenhuma experiência. Eu prefiro oferecer um acompanhamento dentro de um grupo fechado no Facebook onde é possível aprofundar nas explicações e trocar experiências de outros profissionais que também estão com situações em atendimentos.

7. Decida entre online e presencial

Enquanto os cursos online tendem a ser mais baratos, precisam de uma organização muito maior da parte do aluno. Ele deve se comprometer a criar uma rotina de estudos: assistir os módulos, fazer anotações e esclarecer as dúvidas.

Em contrapartida, apesar dos cursos presenciais serem mais motivadores e otimizar o networking, eles costumam ser mais caros. Nem sempre são em uma localidade de fácil acesso para você, além de exigir uma disponibilidade de horário rígido, dentro de uma agenda intensiva. Enumere os prós e contras de cada um e faça a melhor escolha para você.

8. Prepare-se para um novo mundo

Agora que você já decidiu qual a melhor especialização dentro do nicho que você pretende atuar, pesquisou a reputação da instituição e o currículo da equipe que ministra o curso. Viu a importância de checar os depoimentos de alunos e ex-alunos, estudar o conteúdo do programa e entendeu que não há uma certificação oficial para a área de coaching. Você está preparado.

Você já sabe como escolher um curso de coaching, certifique-se de que suas dúvidas foram respondidas e boa jornada! Esta formação é uma etapa transformadora, as ferramentas e perguntas poderosas que um dia serão usadas por você para ajudar seus coachees, primeiro serão um mecanismo na sua jornada de autoconhecimento e desenvolvimento interior.

Após entender que estes passos te ajudarão a escolher um excelente curso de coaching, eu convido você a entrar em contato com a gente para saber mais sobre nossas formações. Desejo sucesso nos seus estudos e na sua atuação!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *