Como melhorar o relacionamento com clientes? Confira 8 dicas!

Em minhas conversas com empreendedores tenho percebido que, independentemente de sua área de atuação, muitos deles possuem o mesmo questionamento: como melhorar o relacionamento com os clientes?

Além dessa dúvida, também tenho observado que, mesmo com uma ampla experiência no mercado, muitos ainda estão com os olhos voltados exclusivamente para os resultados, deixando de observar o andamento do processo, isto é, o desenvolvimento de uma conexão com o cliente.

No entanto, quando você, como um coach, se dá conta disso, passa a entender melhor quais são os seus erros e acertos e encontra, no contato com o seu público-alvo, as chaves para o sucesso do seu negócio. E se você ficou interessado por esse assunto, aproveite para conferir estas 8 dicas incríveis que preparei neste post. Boa leitura!

1. Coloque-se no lugar do outro

Essa primeira sugestão pode parecer complexa à primeira vista, já que o seu objetivo principal é fazer com que o cliente deseje aderir aos seus serviços ou adquirir os seus produtos e, portanto, está ansioso para atingir resultados positivos de venda.

No entanto, procure pensar em todas as vezes que você procurou um profissional para solucionar um problema. Antes de se certificar de que estava no caminho certo, possivelmente, você passou por todo um processo para identificar a sua real necessidade e, a partir daí, determinar que tipo de especialista poderia atender à sua solicitação.

Pois bem, com o seu cliente é a mesma coisa. Por isso, a minha dica aqui é fazer um exercício de empatia: coloque-se no lugar do seu público, tente pensar do mesmo modo como ele pensa e, só então, aplique o que você descobriu com essa experiência nos seus negócios.

2. Saiba ouvir o que o cliente tem a dizer

É evidente que você tem muito a dizer para o seu cliente sobre todas as vantagens que o seu produto pode oferecer — isso é bastante compreensível. No entanto, há muito mais a ganhar ouvindo o outro e entendendo o que ele realmente precisa do que você imagina.

De modo geral, quando o cliente vem até você, normalmente ele está mais confuso do que certo sobre a melhor forma de resolver suas dúvidas. No entanto, quando falo em desenvolver um relacionamento, significa estabelecer uma conexão real com o outro, que vai além de uma simples relação de compra e venda.

3. Não prometa o que não pode cumprir

Uma vez que o cliente depositou sua confiança em você e nos seus serviços, ele tem a expectativa de que vai ter o mesmo vindo de você. Portanto, não prometa mais do que realmente pode fazer, apenas mantenha os pés no chão e priorize uma relação de confiança e respeito mútuos.

Uma das formas de garantir essa expectativa por parte do cliente é ter todas as conversas registradas. Tudo o que ficou estabelecido entre vocês precisa ser anotado e apresentado ao cliente, assegurando que ambas as partes estejam cientes dos termos acordados.

4. Seja gentil e proativo

Ninguém resiste a uma pessoa gentil e prestativa, não é mesmo? E essa máxima também se aplica à relação entre empresa e consumidor, afinal, um atendimento diferenciado não só conquista o cliente, como também o encanta e fideliza.

Por isso, a dica aqui é: seja sempre receptivo ao que o seu público tem a lhe dizer, mostre-se disponível para ajudá-lo no que for preciso, responda às suas dúvidas e recorra às táticas de marketing para se antecipar às necessidades dos seus clientes.

5. Agilize a resolução de problemas

Não é nada agradável quando descobrimos uma falha naquele produto que acabamos de adquirir ou quando o serviço entregue não corresponde exatamente ao que solicitamos, não é mesmo?

E para as empresas, encontrar soluções de forma rápida e eficiente é um dos pontos que exigem mais atenção e pode fazer toda a diferença na hora de conquistar novos clientes ou garantir a fidelidade daqueles que já conhecem o seu negócio.

Por isso, conte sempre com uma equipe de profissionais especializados para solucionar as dúvidas e resolver as possíveis complicações, garantindo, assim, um atendimento mais personalizado e satisfatório.

6. Planeje-se sempre

Antes de investir em ações promocionais, de comunicação ou de fidelização de clientes, minha dica neste tópico é que você separe um tempo para se dedicar à elaboração de um planejamento estratégico completo e bem estruturado.

Para isso, você pode fazer uso de ferramentas como pesquisas de satisfação do consumidor ou análise de indicadores de vendas, por exemplo, para obter informações essenciais e que o ajudarão a conhecer melhor o perfil dos seus clientes.

7. Invista em personalização

Um dos segredos de sucesso quando falamos em relacionamento com o consumidor, é fazer com que ele se sinta único, especial. Da primeira comunicação ao momento do pós-venda, tudo deve ser voltado para o cliente, por meio de uma estratégia que conhecemos como “marketing one to one”.

Essa tática, quando bem executada pelas empresas, aumenta a interação com o seu público, garantindo o engajamento e, consequentemente, maior interesse pelo produto ou serviço que você tem a oferecer.

8. Crie canais de comunicação que sejam realmente eficientes

Não adianta criar perfis no Facebook, no Instagram, no LinkedIn ou em outras redes momento, se você não os usa como se deve. Afinal, uma vez que a sua página está no ar, o cliente terá acesso aos seus conteúdos e, além disso, poderá se sentir no direito de entrar em contato com você por meio deles — e ele tem toda a razão!

Portanto, caso alguém faça um comentário em uma publicação sua, com elogios ou críticas, procure responder abertamente, de modo cortês e coloque-se à disposição, caso haja outras manifestações. Use essas críticas e elogios para fazer uma autoavaliação sobre o seu trabalho.

E lembre-se: esses canais estão abertos para que outras pessoas observem como você responde às mensagens recebidas e se é capaz de apresentar argumentos informativos e que sejam coerentes com a imagem e os valores defendidos pela empresa.

Por fim, quando falamos em estratégias de social media, é interessante, também, que você elabore um cronograma com postagens regulares — semanais, quinzenais e mensais — que abordem assuntos que sejam relevantes para o seu público atual e potencial, despertando o seu interesse de forma leve e objetiva.

E aí, gostou deste post e quer saber mais sobre como melhorar o relacionamento com clientes? Então, não deixe de acompanhar as minhas dicas e novidades nas redes sociais: confira meu perfil no Facebook, no Twitter, no LinkedIn, no YouTube e também no Instagram!

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