Como melhorar seu marketing pessoal? Confira 7 dicas!

Você, com certeza, já deve ter ouvido falar bastante em marketing, não é mesmo? No entanto, quando ouvimos essa palavra em nosso dia a dia, é muito comum relacionarmos logo aos conceitos de propaganda, às atividades comerciais e outras características desta área profissional de comunicação e vendas.

O que muita gente não sabe é que este termo também pode identificar a forma como as pessoas agem e como se posicionam no trabalho e nas demais relações interpessoais, tornando-se uma poderosa ferramenta para dar mais destaque a sua carreira.

Pensando nisso, vou apresentar neste post 7 dicas de marketing pessoal simples e muito práticas que vão fazer toda diferença para a sua vida profissional. Vamos conferir juntos?

1. Seja sempre pontual

Atrasos e outros imprevistos podem acontecer com qualquer pessoa. O que não pode acontecer é deixar que eles façam parte da sua rotina. Por isso, organização é a palavra-chave neste primeiro tópico.

 Tenha uma agenda bem organizada e anote os horários de todos os seus compromissos. Se você achar que a famosa agenda de papel já está um pouco ultrapassada e não atende às suas necessidades, utilize os alertas do seu smartphone para lembrá-lo dos seus compromissos de uma forma mais eficiente. Assim, você será avisado com antecedência e estará em dia com as suas obrigações!

E lembre-se: ao marcar um compromisso, seja uma entrevista para um novo emprego ou uma reunião de negócios, avalie o local escolhido, estude o melhor trajeto para chegar até lá e procure sair de casa mais cedo, para evitar possíveis incidentes, ok?

2. Exponha o seu ponto de vista

Sempre que for participar de uma reunião em equipe, exponha seus pontos de vista sem medo, de forma clara e objetiva. Permanecer constantemente calado poderá passar a impressão de que você não está engajado com a cultura e com os projetos da empresa.

Por outro lado, falar em excesso sobre qualquer assunto proposto pode demonstrar individualismo e poucas habilidades de trabalho em equipe. Por isso, é importante ficar de olho na sua postura para manter o equilíbrio nesse quesito, ok?

3. Mantenha uma postura profissional

Manter uma boa imagem corporativa é um ponto muito importante para o seu crescimento na carreira, independentemente do cargo ocupado e do segmento da empresa em que você trabalha.

Na prática, isso significa tratar a todos com profissionalismo e respeito, criando aquele sentimento de empatia e uma boa relação com seus colegas e superiores. O que muda em cada situação é o nível de formalidade com que você vai tratar as outras pessoas, de forma mais séria ou mais descontraída, dependendo da ocasião.

4. Cuide bem da sua apresentação pessoal

Você já ouviu falar em dress code? Essa expressão em inglês, que significa “código de vestimenta”, indica o tipo de figurino ideal para cada ocasião ou, no campo profissional, a roupa que melhor combina com a sua área de trabalho.

Aqui vale a pena avaliar com cuidado se o seu cargo permite um estilo mais despojado, se exige maior formalidade ou, ainda, se demanda o uso do uniforme da empresa.

Manter bons hábitos de higiene é pré-requisito, assim como dar uma atenção especial à sua postura corporal para transmitir uma imagem mais confiante e disposta. E, para dar um diferencial à sua apresentação, é interessante ter sempre à mão um cartão de visitas personalizado, com dados de contato como nome completo, e-mail e telefone.

5. Dê uma atenção especial à sua imagem virtual

É impossível negar que as redes sociais têm uma grande importância em nossa vida, tanto pessoal quanto profissional. Afinal, por meio delas ficamos por dentro de notícias, entramos em contato com amigos e parentes e, inclusive, estabelecemos contato com empresas, com os responsáveis pela área de recrutamento e seleção e, atém mesmo, com gestores e CEOs.

Por isso, transformar a tecnologia em aliada é uma excelente estratégia para quem deseja construir uma boa imagem virtual. Afinal, além do currículo, líderes e recrutadores também verificam os perfis dos candidatos para descobrir mais informações.

Então, fique atento às postagens que você curte ou compartilha, divulgue conteúdos interessantes, interaja com pessoas que você admira e aproveite espaços como grupos e comunidades para participar de debates construtivos e ficar por dentro das novidades em sua área de atuação.

6. Invista em autoconhecimento

Conhecer as suas potencialidades e também as suas limitações é muito importante para que você tenha total consciência dos seus pontos fortes e daqueles talentos que podem destacá-lo no mercado de trabalho.

Procure descobrir quais são as características mais buscadas em sua área de atuação, faça uma lista dos seus pontos fortes e fracos e, a partir daí, elabore o seu perfil profissional.

Uma boa dica, é buscar um especialista na área de coaching que, por meio de exercícios direcionados, poderá ajudá-lo a aplicar suas competências com sucesso no dia a dia de trabalho, de forma eficiente e consciente.

7. Procure aprender sempre

Por fim, mas não menos importante, atualizar os seus conhecimentos com frequência e adquirir novas habilidades é algo essencial para qualquer área de atuação profissional.

Investir em novos cursos — de idiomas, de informática, de pós-graduação ou de extensão —, ou participar de eventos como workshops e congressos, são excelentes formas de somar pontos positivos para o currículo, conquistar as competências mais buscadas pelo mercado de trabalho e, de quebra, ampliar o seu networking.

Além disso, ao dominar assuntos diferenciados, você estará mais preparado para enfrentar diferentes tipos de desafio do mundo corporativo e, ainda, poderá se destacar em seu meio profissional, obtendo boas referências onde quer que esteja.

Por fim, procure manter o seu currículo sempre atualizado e fique por dentro das novidades do mercado para acompanhar as mudanças e sair na frente dos concorrentes na hora de buscar de uma oportunidade profissional.

Agora que você já sabe como melhorar o seu marketing pessoal, não deixe de acompanhar as minhas dicas, novidades e conteúdos sobre coaching e carreira por meio das redes sociais. Basta seguir meus perfis no Facebook, no Twitter, no LinkedIn, no YouTube e também no Instagram!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *