Confira 7 atitudes para manter a motivação em alta

O fator motivação é essencial para manter o foco e o trabalho ávido em nossos projetos. No entanto, durante a rotina nem sempre é fácil manter a positividade.

Preservar uma atitude otimista diante de crises e más notícias pode ser um desafio, mas, como tudo na vida, é um hábito que pode — e precisa! — ser cultivado.

Pensando nisso, neste post vou listar algumas atitudes para manter a motivação sempre em alta. Continue lendo para saber mais!

1. Crie seus próprios rituais

Um ritual nada mais é do que seguir algumas regras e normas para realizar uma atividade. Nesse caso, trata-se de identificar fatores que te inspiram e motivam para inseri-los em sua rotina diária.

Você sabe quais fatores são esses? Pode se tratar de práticas extremamente simples ou mais complexas, como assistir ao sol nascer ou escalar uma montanha. O importante aqui, é que essas atividades sejam capazes de gerar uma onda de entusiasmo e motivação.

Manter uma estante com seus autores favoritos sempre por perto, baixar alguns vídeos que te motivam em seu computador, ouvir aquela música ou escrever em um diário sobre suas experiências são alguns exemplos de rituais que contribuem para manter a motivação durante a correria do dia a dia.

2. Separe um tempo para recarregar as energias

Alguns de nós precisam recarregar as energias com mais frequência do que outros, mas, independente disso, procure um tempo para recarregar suas energias diariamente. Essa atitude é primordial para manter o foco no que realmente importa.

Não é fácil ser pressionado de tantas formas diferentes: metas para atingir, notícias nos bombardeando por todos os lados, exigências da vida moderna e da esfera pessoal… eu diria até que separar um tempo para colocar os pensamentos em ordem e rever as prioridades é uma questão imprescindível, já que é muito fácil perder de vista as metas e os objetivos no burburinho contemporâneo.

Para recarregar as energias, faça atividades que te deixam feliz — seja sair com quem você ama, ou praticar um esporte. Gastar um tempo fazendo algo que realmente seja prazeroso é sempre um incentivo a mais para se manter inspirado e correr atrás dos seus projetos.

3. Comemore as suas conquistas

Não importa se são pequenas ou grandes: comemore cada meta batida e objetivo alcançado. Não há motivos para postergar todas as comemorações para um grande momento no futuro.

Celebrar seus triunfos e os das pessoas próximas a você é uma ótima atitude capaz de gerar motivação e engajamento para os próximos passos.

Além do mais, comemorar os pequenos avanços reforça o sentimento de autoconfiança e progresso, tão importantes para manter a motivação. Comece desde agora!

4. Estabeleça metas

De nada adianta manter uma ótima rotina, pensar positivamente e não ter metas. Sempre preze por um bom planejamento de carreira e tenha metas de curto, médio e longo prazo. É muito importante saber para onde está indo.

Estabelecer metas é essencial e ter clareza sobre quais serão seus próximos passos é fundamental para se manter motivado por um propósito real, e não apenas ideias fantasiosas.

5. Inclua as pessoas que você ama em seus planos

Envolver seus entes queridos em seus planos é uma boa maneira de se manter motivado. Todos os seus êxitos beneficiam e inspiram as pessoas que o cercam.

Além disso, quando falharmos e, eventualmente, nos frustrarmos, as pessoas que amamos nos ajudarão a encontrar o caminho de volta e renovar a motivação que foi perdida.

Leve essas pessoas com você e as mantenha por perto. Por mais recompensador que seja todas as suas ambições e objetivos, chegar ao topo sozinho pode não ser uma boa ideia. Aliás, lembre-se de que eles estão correndo atrás dos seus próprios sonhos também, motive-os de volta.

6. Pare de vez em quando para contemplar o que já conquistou

Não é incomum entrarmos em uma busca frenética para alcançar o que ainda não temos e ignorarmos tudo o que já conquistamos — incluindo triunfos materiais e pessoais. Ocasionalmente, pare para admirar tudo o que você já conquistou e reconhecer o quanto cresceu.

Além disso, evite fazer reclamações. Reclamar o tempo todo se torna um hábito com um tempo, sem mencionar o fato de ser extremamente desagradável para as pessoas do entorno.

Pare e analise todas as áreas da sua vida em que você já alcançou sucesso, mas não fique se comparando aos outros. Apenas você sabe o que tem feito e quais são as suas prioridades.

7. Cultive boas atitudes para manter a motivação

Existe provavelmente um milhão de receitas para manter a motivação em alta, mas nenhuma é mais significativa do que a que você mesmo cria. Apesar disso, há algumas condutas que, quase sempre, repercutem positivamente. Leia algumas delas:

Seja simpático e otimista com os outros e eles passarão a ser com você

Mesmo em situações delicadas, se você mantiver a calma e demonstrar firmeza e boa vontade, as chances de vencer a hesitação e o estresse alheio é bem maior do que quando você responde na mesma moeda.

Seja um entusiasta

Se você não tem esse hábito, pode parecer difícil no início, mas é recompensador. Não é preciso sair por aí jogando confetes. Manter uma atitude positiva, assim como ser disponível e agradável já é um ótimo começo.

Busque a excelência

A busca pela excelência é, por si só, um grande fator de motivação. Persegui-la diariamente torna fácil a tarefa de sair da cama todos os dias. E aqui, não me refiro apenas à excelência profissional, mas à pessoal também.

Não tente ser excelente seguindo os padrões de terceiros. Descubra quais são suas características e faça delas seus pontos fortes. É fundamental acreditar que você é a pessoa certa para o trabalho ou projeto que tem em mente.

Por fim, lembre-se de viver um dia de cada vez e estar sempre atento para direcionar seu tempo e seus recursos de maneira inteligente. Boas atitudes para manter a motivação são hábitos que precisam ser cultivados todos os dias.

E aí, gostou dessas dicas? Estou sempre postando novidades aqui no blog. Não vai querer perder nenhuma atualização, não é? Então, assine a minha newsletter e receba conteúdos exclusivos no e-mail.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *