Os desafios do coaching de carreira

Desafios do coaching de carreira

Não tenho dúvida que as questões relativas a carreira tem um peso considerável. Aliás, essa é uma das maiores dores e que provocam estragos psicológicos nos seres humanos.

Por exemplo: hoje já se fala em “estresse ocupacional”, que é um estado em que ocorre desgaste do organismo humano e a diminuição da capacidade de trabalho. Por outro lado existe o estresse pela falta de ter uma ocupação. E em várias outra ocasiões, como vamos ver nesse artigo. Quase sempre temos grandes desafios quando o assunto é carreira.

Eu mesmo vivi alguns desafios em minha carreira. Lembro bem da época em que eu tive que prestar vestibular e escolher uma profissão. Foi muito difícil! Eu iniciei no curso de educação física e depois de um ano eu decidi parar o curso e logo ingressei na pedagogia, e ali segui em frente.

São vários momentos em nossa carreira que temos que tomar uma decisão e enfrentar novos desafios, e o processo de coaching de carreira pode ajudar muito.

Vamos conhecer alguns desses momentos:

Escolha Profissional

Esse é um momento mais ligado aos desafios de adolescentes e jovens que precisam realizar uma escolha profissional. E aquele garoto(a) que está prestes a deixar o Ensino Médio, também diz respeito aos jovens que estão fazendo um cursinho preparatório. Aqui entra também os jovens que desistem dos seus cursos superiores logo nos primeiros anos. O grande desafio aqui é encontrar uma profissão e planejar uma trajetória profissional.

Primeiro Emprego

Essa é uma importante etapa de construção de um futuro profissional, cadas vez mais esse processo fica mais doloroso para os iniciantes. Existe muita cobrança e isso gera um estresse emocional. Aqui o grande desafio é desenvolver o potencial e planejar uma carreira de sucesso.

Conflito de Gerações

Hoje vivemos uma realidade nunca antes vista. Temos até quatro gerações atuando no mesmo espaço, na mesma empresa, e as vezes até no mesmo setor. Pessoas com diferentes características e atitudes. O maior desafio aqui é o equilíbrio do relacionamento. Essa é uma frente de trabalho muito promissora para um Coach de Carreira.

Universitários

Todos os anos são formados milhares de universitários em nosso país e no mundo inteiro, porém, boa parte não consegue realizar seu sonho de trabalhar em uma grande empresa. A disputa aqui é acirrada, inclusive digo que é mais fácil passar em um bom vestibular do que passar em um processo seletivo, esse é o desafio maior para um processo de coaching.

Job Searching

Esse desafio esbarra no desafio do Universitário. A grande diferença é que existem muitas pessoas que já se formaram há anos e outras que nem curso superior possuem, mas que buscam um lugar ao sol. Querem ingressar em uma grande empresa.

Transição de Carreira

Segundo algumas pesquisas, hoje só no Brasil, cerca de 80% da população ativa no trabalho está insatisfeita com a sua profissão, com a atual ocupação. Ou seja, são milhares de pessoas pensando em mudar de emprego, mudar de carreira, iniciar um novo estilo de vida, quem sabe empreendendo ou trabalhando por conta própria. Esse é um público bem populoso para um Coach atuar.

Desenvolvimento de Carreira

Assim como existem as pessoas que querem mudar de carreira e promoverem uma transição, existem também as pessoas que desejam chegar ao topo dos cargos de sua empresa. São pessoas que querem ter sucesso profissional e na carreira. O grande desafio aqui é contribuir para que essas pessoas superem os obstáculos de uma ascensão e também no desenvolvimento de novas habilidades e competências.

Pré e Pós Aposentadoria

Talvez esse seja um dos mais promissores mercados para um Coach de carreira. Segundo pesquisas nosso país, em poucos anos, vai se tornar um país de pessoas mais velhas. Além disso, essas pessoas vão viver mais e com mais saúde. O grande desafio aqui vai ser criar novos planos de vida e de carreira.

Esportistas

Eu tive a oportunidade de trabalhar ao lado de um atleta olímpico (Medalhista). E em uma conversa ele foi bem enfático comigo e disse: “grande parte dos atletas se aposentam cedo não possuem um planejamento de carreira, e o resultado disso é que eles acabam caindo no mundo das drogas e das bebidas”. E esse é o maior desafio nesse nicho, desenhar um planejamento de uma nova trajetória.

Mulher e Trabalho

Segundo um estudo da Robert Half (renomada empresa especializada em Recrutamento e Seleção), 5% das posições de liderança no Brasil são ocupadas por mulheres. Isso pode parecer pouco, concordo, mas esse cenário vem melhorando. Porém não é isso que vem ao caso e sim a forma de como as mulheres podem equilibrar a carreira e a vida pessoal, esse é o grande desafio.

Descarilamento

Costumo brincar que quando um Coach é chamado por conta de um descarrilamento profissional, é porque estão vendo o coaching como um remédio para pessoas que não produzem mais como antes. O descarrilamento no mundo profissional significa aquele(a) profissional que era promissor e de repente não “performa” mais como antes. Ai o grande desafio é retomar o mindset do profissional vencedor, rever habilidades e competências necessárias para voltar a evoluir.

Deu para sentir que o nosso desafio de Coach especialista em carreira é grande, mas na mesma proporção é a satisfação de acompanhar o desenvolvimento e o sucesso profissional das pessoas. Sem falar em toda a mudança que ocorre na vida ao redor de um coachee. Isso não tem preço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *