Quer se especializar? Veja 3 vantagens de ser coach vocacional!

Com certeza, quando você tinha os seus 17 ou 18 anos, se deparou com um grande dilema ao encerrar o ciclo do ensino médio: “Qual carreira devo seguir?”, “Será que estou fazendo a escolha certa?”, “Caso eu opte pelo curso errado, terei que conviver com isso pelo resto de minha vida?”.

Bem, sei que essas e outras dúvidas são muito comuns e naturais para quem está tomando um passo importante em sua vida: escolher qual carreira seguir — e nesses momentos, uma orientação vocacional pode ser fundamental para que essa decisão seja tomada de maneira positiva e a escolha do futuro profissional traga bons frutos.

Pensando nisso, no post de hoje selecionei algumas vantagens de ser coach vocacional com o objetivo de ajudar a trajetória desses jovens. Acompanhe!

O que é o coaching vocacional?

O Coaching Vocacional é uma modalidade do Coaching de Carreira: no entanto, nesse caso é voltado para adolescentes e jovens que desejam definir qual carreira seguirá, aumentando a clareza dos seus objetivos profissionais.

Geralmente, esse profissional contribui com estudantes que estão definindo qual curso seguir na universidade. Também pode ser direcionado às pessoas que não estão satisfeitas com as escolhas que fizeram, precisando de um certo direcionamento.

Essa especialização é vista como um setor muito promissor da carreira de Coaching, devido ao fato de os problemas relativos ao assunto de vocação serem muito comuns. Resumindo, o Coaching Vocacional nada mais é do que a junção dos processos de Coaching com estudos sobre desenvolvimento vocacional.

Como funciona o coaching vocacional?

O Coach Vocacional realiza perguntas muito eficientes para o cliente, utilizando de técnicas e ferramentas que trazem para ele um maior autoconhecimento, assim como tem o objetivo de sanar suas dúvidas e compreender todos os questionamentos que ele possa fazer.

O Coach também realiza mapeamentos comportamentais para identificar as principais vocações pessoais, objetivando traçar o perfil do cliente. Assim, pode-se concluir se ele é mais comunicador, executor, analista, dentre outras características.

Então, a partir desse perfil identificado, é possível iniciar uma pesquisa sobre as profissões existentes e sobre o mercado de trabalho. O mais interessante de tudo isso para quem é Coach Profissional é que apesar de utilizar-se de aspectos bastante técnicos, o profissional não se limita a eles. Uma das principais finalidades é fazer com que a pessoa faça essa escolha de maneira simples e sem sofrimentos.

Em que sentido o coaching vocacional ajuda seu cliente?

O Coach Vocacional trabalha, sempre, respeitando as emoções do seu cliente. A partir das técnicas e ferramentas, a pessoa que consultar esse profissional vai passar a compreender suas motivações, seus sentimentos e quais são os seus anseios profissionais. Além dos fatores práticos da escolha de uma profissão (como salário e mercado de trabalho), o cliente terá o sentimento de propósito e ideal em escolher aquela carreira.

Quais as vantagens de seguir a carreira de coach vocacional?

1. Contribui para que adolescentes e jovens façam uma escolha correta sobre seu futuro

O jovem, ao consultar esse tipo de profissional, terá a chance de conhecer e descobrir profissões que combinem com o seu perfil. No nosso país, em nível de formação, temos uma gama enorme de cursos para que o vestibulando faça sua escolha.

É extremamente gratificante para o profissional de Coaching participar desse importante momento na vida de um estudante: eles estarão seguros de que aquela carreira é a mais ideal para seguir naquele momento.

O Coach Vocacional participará da fase inicial do projeto de vida de um jovem, que é na escolha da profissão. E, mais do que apenas a escolha da profissão, contribui para que o estudante entenda que um bom profissional vai muito além do que apenas tirar notas boas na faculdade. Obstáculos existirão, independentemente da carreira escolhida.

2. Contribui para que o jovem desenvolva quociente emocional

Muito mais do que apenas fazer a escolha certa, o Coach Vocacional também contribuirá para que o estudante desenvolva o quociente emocional. Essa característica é importante por diversos fatores. Dentre eles, podemos citar até mesmo o sucesso daquele jovem no vestibular. Afinal de contas, ir bem em uma prova que definirá alguns anos de sua vida não restringe-se apenas aos aspectos físicos e alimentares.

A emoção é um fator fundamental para que o jovem tenha sucesso na prova, e, ao estar com a mente saudável e confiante, o estudante irá para a prova mais otimista e calmo na hora de desenvolver as questões. Tudo isso, por sua vez, contribuirá significativamente para o seu sucesso naquele momento.

Já imaginou você encontrar com um profissional de sucesso daqui uns anos, tendo a certeza de que você contribuiu, da sua maneira, para que ele chegasse onde chegou? Ter o reconhecimento desses profissionais formados é um incentivo ainda maior para que você continue sempre com esse propósito, de ajudar e colaborar para que mais pessoas se encontrem profissionalmente.

3. Colabora para que ele tenha autoconhecimento

O autoconhecimento nessa etapa da vida é fundamental para o jovem e adolescente que está decidindo pela sua carreira. É com esse autoconhecimento que ele vai acreditar que é possível alcançar metas e objetivos traçados, sendo ele o único responsável pelo sucesso na carreira. Por essa razão, é essencial que cada um busque e perceba quais são seus pontos positivos e os que devem ser melhorados.

Assim, o coaching contribuirá para que o jovem desenvolva determinação, paciência, foco e a vontade de desenvolver o autoconhecimento para a escolha certa. O profissional colabora para que o estudante entenda que, mais importante do que traçar metas e objetivos, é saber os desafios que enfrentará e estar disposto a superá-los.

A partir disso, o jovem terá ainda mais clareza sobre qual caminho seguir, com chances significativas de alcançar excelentes resultados. Fazendo a escolha certa, terá a oportunidade de crescer na empresa em que for trabalhar, além de fazer com que a empresa também cresça.

E aí, gostou do conteúdo? Agora que você já sabe as 3 principais vantagens de ser coach vocacional, que tal se aprofundar no assunto e saber, em detalhes, sobre a profissão? Boa leitura!

 

(8) Comments

  • Núbia 18 de setembro de 2018 @ 13:31

    Esse é o nicho que eu preciso.

  • Cristiano Lopes da Silva 18 de setembro de 2018 @ 13:37

    Gostei muito deste estudo.

  • Marinei dos Santos Santana de Vallejo 18 de setembro de 2018 @ 14:24

    Estou muito entusiasmada com o curso,sei que irá me ajudar muoto na minha profissão de Orientadora Educacional.

    • Maurício Sampaio 24 de abril de 2019 @ 14:29

      Que ótima notícia!!!

  • Ronnalisy Miranda cruz Novais 18 de setembro de 2018 @ 15:00

    Bom dia!
    Eu amei o seu texto!
    È incrível pra quem quer entra no novo mercado de trabalho e pra quem quer mexer com o publico em geral!
    estar de parabéns

    Ronnalisy Novais!

    • Maurício Sampaio 24 de abril de 2019 @ 14:29

      Olá, obrigado pela confiança! Abraço e sucesso sempre!

  • Adriana Pigurim Martins 19 de setembro de 2018 @ 23:23

    Achei o conteúdo muito bem elaborado.

    • Maurício Sampaio 24 de abril de 2019 @ 14:28

      Olá! Obrigado pela confiança! Abraço e sucesso sempre!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *