Quero ser Coach: conheça 6 motivos para optar por esta profissão!

Tenho encontrado cada vez mais pessoas insatisfeitas com seus trabalhos, sentindo-se desmotivadas, desvalorizadas e sem ânimo para continuar. Seja pelo salário baixo, por não se relacionarem bem com o chefe ou com os colegas, ou pelo simples fato de não estarem fazendo o que realmente gostam.

Segundo pesquisa realizada pelo Deloitte’s Shift Index, nos EUA, cerca de 80% das pessoas estão nessa situação de desânimo com seu trabalho. E algumas mesmo assim persistem no mesmo lugar, deixando de lado a busca pela realização e pela felicidade na carreira.

Mas muitas outras estão decididas a buscar por novos projetos e novos desafios, que lhe tragam motivação ao acordar todo dia para trabalhar. Se você faz parte desse grupo que quer encontrar um trabalho que lhe traga realização, com perspectivas de boas receitas e com horários mais flexíveis: uma ótima alternativa é tornar-se um Coach.

A transição de carreira para vir a ser um Coach exige muita pesquisa e planejamento. O medo da mudança é natural, mas se você estiver bem preparado, poderá dar esse passo com mais segurança, e assim conquistar para sua vida os benefícios dessa profissão.

Quero ser coach: como vou atuar?

O Coach é o profissional que auxilia as pessoas a alcançarem o desempenho máximo de suas potencialidades, por meio do autoconhecimento. Quando focado em carreiras, por exemplo, ele vai utilizar as ferramentas do coaching para ajudar os profissionais a encontrarem seu caminho de realização, traçando objetivos e desenvolvendo habilidades para alcançá-los.

Além disso, o Coach poderá utilizar a aplicação de conceitos e ferramentas em prol de seu próprio desenvolvimento pessoal e profissional. Seguir essa carreira traz algumas vantagens, e para ajudar você que se identificou e pensou: “sim, quero ser coach”, vou listar a seguir 6 motivos para optar por esta profissão.

1. Horários flexíveis

Um dos grandes benefícios de seguir a carreira de Coach é a autonomia em controlar seus próprios horários de trabalho. Isso vai te deixar mais livre para gerenciar seu tempo, e como consequência sobra mais tempo para ficar com a família, com amigos e para se dedicar ao lazer, hobbies e demais afazeres.

Mas lembre-se que para lidar com horários flexíveis e ter produtividade é preciso organização e dedicação no trabalho. Sem se dispersar dos objetivos você poderá aproveitar dessa vantagem para melhorar consideravelmente sua qualidade de vida.

2. Remuneração

O coach pode alcançar resultados surpreendentes, e o retorno financeiro pode ser bastante compensador. Mas sua remuneração vai depender da qualidade da sua formação, e do quanto você se capacitar e se dedicar para ser um bom profissional.

De acordo com levantamento realizado pela Slac, Sociedade Latino Americana de Coaching, a média salarial de um Coach no Brasil é de R$ 12 mil. Esses números variam muito, de acordo com a quantidade de pessoas que o profissional pode atender e sua experiência e reconhecimento no mercado. Coachs bem preparados e experientes podem chegar a ganhar até R$ 50 mil por mês.

3. Reconhecimento

O coaching está em alta no Brasil, pois vem gerando resultados concretos para diversos profissionais e empresas. Segundo pesquisa da International Coaching Federation, 86% das empresas que usam ou usaram o programa de coaching obtiveram um retorno de 100% do investimento inicial, além do impacto positivo no alcance das metas.

De acordo com a Slac, nos últimos anos a procura por coaches aumentou em média 300% ao ano no Brasil. Isto é reflexo do reconhecimento que a profissão está recebendo e, portanto, como Coach você poderá se sentir valorizado e reconhecido pela relevância de seu trabalho.

4. Oportunidades variadas

O mercado está em plena ascensão, por isso a carreira apresenta muitas oportunidades para quem decide seguí-la. Para iniciar a formação não é preciso ter curso superior, basta fazer um bom curso de formação em uma instituição especializada.

Há boas escolas de formação em coaching no Brasil, que oferecem excelente preparação e apoio na carreira do Coach iniciante. Entre as áreas de atuação possíveis, algumas opções de cursos são:

  • Coaching vocacional: modalide de coaching de carreira, dedicada a onde você vai aprender teorias e ferramentas sobre de desenvolvimento vocacional, para aplicar com os clientes que não sabem qual caminho seguir e pretendem ter mais clareza em relação aos seus objetivos profissionais.
  • Mastercoach de carreira: o Mastercoach é o curso que prepara o profissional para aplicar cerca de 50 ferramentas de coaching, com diferentes módulos como Coaching vocacional, Coaching para universitários e coaching para transição de carreiras.

5. Trabalho com propósito

Em grande parte dos casos a insatisfação no trabalho está ligada à falta de um propósito. É muito comum as pessoas trabalharem por horas e horas, mas no final do dia não verem sentido naquilo que realizaram, o que gera uma grande frustração.

Quem trabalha com coaching pode experimentar o sentimento de estar contribuindo efetivamente para algo maior, pois seu trabalho está diretamente ligado à realização do outro, à oportunidade de trabalhar para o desenvolvimento dos clientes, ajudando-os a encontrar o caminho para a realização de seus objetivos.

6. Realização pessoal

Da mesma forma que utiliza dos conhecimentos e ferramentas do coaching para ajudar outras pessoas a se realizarem, o Coach terá em mãos a capacidade de encontrar sua própria realização, por meio do autoconhecimento e da aplicação de suas habilidades e competências em algo que possa proporcionar uma vida mais feliz para si e para sua família.

Os novos projetos e desafios, juntamente com as vantagens proporcionadas pela profissão, vão gerar um senso de utilidade e uma motivação extra para continuar se desenvolvendo e conquistando ainda mais dentro da carreira.

Ao desenvolver um trabalho com propósito, que permite variadas oportunidades de carreira, com melhor remuneração e mais flexibilidade para aproveitar seu tempo livre com família, amigos e atividades prazerosas, não há dúvidas de que a profissão pode proporcionar uma significativa melhoria de qualidade de vida.

Se você está decidido: “quero ser coach”, certamente um novo mundo de possibilidades te espera. Com o auxílio do coaching, não há por que ter medo de se aventurar.

Está disposto a encarar o desafio da mudança e quer estudar para se tornar um Coach? entre em contato com o Instituto Mauricio Sampaio e conheça nossas opções de cursos. Ou cadastre-se aqui que alguém da nossa equipe entrará em contato!

(6) Comments

  • Dayse Botelho 13 de outubro de 2017 @ 00:09

    Gostaria de mais informações sobre os cursos.

    • Maurício Sampaio 28 de junho de 2018 @ 13:29

      Passamos o seu contato para o nosso pessoal de atendimento e em breve entrarão em contato! Abss

  • Ivete Fistarol 17 de outubro de 2017 @ 12:22

    Eu quero me profissionalizar, quando vais lançar curso ?

    • Maurício Sampaio 28 de junho de 2018 @ 13:28

      Passamos o seu contato para o nosso pessoal de atendimento e em breve entrarão em contato! Abss

  • Ronaldo Marcilino de Oliveira 17 de outubro de 2017 @ 22:04

    Qual o valor do investimento ?

    • Maurício Sampaio 28 de junho de 2018 @ 13:28

      Passamos o seu contato para o nosso pessoal de atendimento e em breve entrarão em contato! Abss

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *