Saiba como fidelizar clientes com estas 5 dicas incríveis

O objetivo de um profissional não deve ser apenas o de conquistar novos clientes, mas de retê-los pelo maior tempo possível e de forma amigável. Assim, é possível construir um relacionamento duradouro e lucrativo, que beneficie ambas as partes. A questão é: como fidelizá-los?

Atualmente, é preciso usar a criatividade. Antigas práticas, como o acúmulo de pontos após cada compra, não são mais eficazes. Pensando nisso, separei 5 dicas sobre como fidelizar clientes. Continue a leitura e fique por dentro do assunto!

1. Cuide do cliente como deseja ser cuidado

A regra de ouro “trate os outros como gostaria de ser tratado” se encaixa muito bem na gestão dos clientes. É preciso ter empatia, isto é, colocar-se no lugar deles. Desse modo, fica mais fácil agir de forma amigável, com respeito e comprometimento nas atividades.

Um exemplo muito interessante vem do CEO da Amazon, Jeff Bezos. Nas reuniões com os executivos de sua empresa, ele costuma levar uma cadeira vazia, que representa o cliente, e todas as decisões devem ser tomadas pensando nele.

Pense no seu cliente de coaching, coloque-se no lugar dele e tente responder: o que ele espera de você?

2. Não entregue apenas o básico do básico

Há muitos profissionais que entregam apenas o básico do básico a seus clientes e ainda esperam fidelizá-los. Impossível! É preciso ir além do esperado para encantá-los.

Nesse sentido, é importante desenvolver como lema pessoal o fator “UAU”. Isto é, você deve ser tão bom no que faz, que a expressão final do cliente vai ser “UAU”. Nunca se contente com o básico ou a média, pois isso a concorrência já faz. Vá além, entregue mais do que combinou.

Para que isso aconteça, suas sessões de coaching devem ser detalhadamente e estratégicamente bem preparadas.

3. Ofereça mais canais de comunicação ao cliente

Estamos na era da inteligência, também chamada de indústria 4.0. Mais do que nunca, os clientes têm acesso às informações e precisam estar conectados. Nesse contexto, a falta de canais de comunicação é uma barreira que interfere no relacionamento e, por consequência, nos resultados de fidelização.

Além dos canais tradicionais, como telefone celular e e-mail, é preciso investir em outros mais modernos. Como exemplo: redes sociais, aplicativos mobile e Skype. Quanto maior a facilidade para o cliente chegar até você, maior a chance de fechar novos negócios e, ainda, retê-lo.

4. Ofereça tratamento VIP aos melhores clientes

É importante entender que há diferentes categorias de clientes, e eles devem ser tratados dessa maneira. É possível identificar 4 principais tipos de clientes:

  1. fiéis e lucrativos;
  2. não fiéis e lucrativos;
  3. fiéis e não lucrativos;
  4. não fiéis e não lucrativos.

Mantenha o foco nos dois primeiros tipos de clientes, que realmente geram lucro para o seu negócio. Para estes, crie pacotes especiais, mande mensagens em épocas lucrativas e ofereça descontos diferenciados. Assim é possível fidelizá-los.

5. Mantenha o relacionamento após a venda

A verdadeira relação com o cliente só começa após a venda, então é preciso traçar uma boa estratégia pós-venda, garantindo que ele continue se lembrando de você.

Nesse sentido, é importante entender que o valor de um cliente não se restringe ao valor de uma única compra, mas de todo o seu ciclo de vida como comprador. Desse modo, quanto mais tempo ele passar na base de clientes, mais retorno financeiro vai dar para você.

Ainda é importante destacar que clientes satisfeitos costumam falar para seus amigos e familiares sobre o bom atendimento, dando início ao marketing boca a boca. Nesse sentido, um bom plano de retenção também contribuirá para a atração de novos clientes.

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(2) Comments

  • Marcelo 7 de dezembro de 2017 @ 01:15

    As dicas são excelentes, Maurício!

  • adeilson 7 de dezembro de 2017 @ 02:11

    Dicas top demais Mauricio. Show.

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