Saiba como se tornar um coach profissional!

Nos últimos anos, tenho percebido que a busca pelo alinhamento entre o propósito de vida e a escolha profissional vem crescendo expressivamente. Para atender a essa demanda, existe um mercado em plena expansão, que dá suporte às pessoas que querem se tornar um Coach profissional.

Se você, além de buscar a auto motivação, novos projetos e desafios, quer impactar a vida das pessoas e contribuir para que elas construam escolhas saudáveis e positivas, leia esse post até o final. Aqui você vai descobrir como se tornar um Coach, desde o que isso significa até as escolhas que o levarão a atuar como Coach.

O que é um Coach?

Eu costumo dizer que para se tornar um Coach, não basta fazer uma formação acadêmica ou pretender simplesmente trocar de carreira. É preciso também ter vocação! Para se tornar um Coach profissional de sucesso é necessário se interessar por pessoas, gostar de ajudar e, principalmente, estar disposto a estudar o comportamento humano.

O Coach é o profissional responsável por orientar e facilitar o processo de desenvolvimento humano. Isso acontece por meio do diagnóstico dos objetivos e também do potencial do Coachee – como é chamado o seu cliente. A partir desse diagnóstico são estabelecidos planos de ação e metas para a realização do que foi proposto.

Apesar de não exigir qualquer pré-requisito para iniciar a habilitação em Coaching, você precisa estar atento a muitos detalhes, tal como a reputação da escola que promoverá a formação e cursos adicionais que qualificarão seu desempenho.

Profissionais de quaisquer áreas podem ingressar na formação de Coaching, afinal, ela é considerada uma formação complementar e serve para desenvolver diversos aspectos pessoais e profissionais.

Quais os benefícios da carreira?

Assim como para os que passam pelo processo de Coaching, se tornar um Coach traz inúmeros benefícios para a construção dos seus valores pessoais, estabelecimento de metas, realização profissional, clareza de objetivos, determinação, enriquecimento do propósito e intenção, foco e muito mais.

Por ter a responsabilidade de facilitar o processo de autodescoberta do Coachee, como Coach você precisa ser disciplinado e dominar os métodos que utiliza. Para isso, nada melhor do que praticar com a sua própria vida e carreira, resultando em outras vantagens significativas, como:

  • interesse pelo comportamento humano;
  • busca pelo autoconhecimento;
  • equilíbrio e inteligência emocional;
  • ​consistência e coerência;
  • alinhamento de objetivos pessoais e profissionais;
  • geração de impacto construtivo na vida das pessoas;
  • responsabilidade ativa;
  • comprometimento com valores.

Para que tudo isso seja possível, o Coach precisa ter credibilidade. Por isso, é essencial que, além de acreditar nos métodos que utiliza você aperfeiçoe, constantemente, suas técnicas e amplie seus conhecimentos.

Como se tornar um Coach profissional?

Como já abordei, para o Coach profissional, credibilidade é tudo. Por isso, separei algumas informações para garantir que você possa buscar uma oportunidade que proporcione:

  • ​alto nível técnico;
  • vivências e práticas;
  • consolidação do conhecimento;
  • ferramentas e técnicas eficazes;
  • networking efetivo;
  • reconhecimento das suas habilidades.

Quer conferir? Vamos lá!

Informe-se sobre a profissão

Ler esse texto é um primeiro passo importante. Mesmo assim, é indicado que você pesquise outros conteúdos, busque depoimentos, procure informações que enriqueçam o conhecimento que você já possui sobre como se tornar um Coach profissional e outros detalhes da área.

Busque ainda saber como funciona a rotina da profissão, converse com quem atua no segmento, pesquise sobre o mercado de trabalho e também sobre os concorrentes na sua região. É fundamental entender o quanto você se identifica com a área e se esse interesse resistirá aos desafios de mudar de carreira.

Entenda sua vocação

Parta de onde você está e tente imaginar como se tornar um Coach profissional pode impulsionar sua carreira. O Coaching possui duas abordagens distintas, profissional e pessoal, e dentro de cada uma delas há outros vários nichos de atuação. Apesar de existirem muitos aspectos comuns entre eles, existem conhecimentos bem específicos sobre a área escolhida.

​Portanto, não abra mão por completo do que está fazendo, mas tente encontrar uma aplicação disso dentro do Coaching e aperfeiçoe esse potencial. Para isso, quebre os modelos conhecidos, pense em algo que ninguém está fazendo e que pode alavancar a carreira de outras pessoas com os mesmos interesses que você.

Busque a formação necessária

A formação de um Coach depende de uma escola séria, que ofereça conteúdo de qualidade, técnicas eficazes, vivências enriquecedora e ferramentas que realmente contribuam no dia a dia das sessões. Essa combinação garantirá a qualidade da preparação do Coach e, consequentemente, do sucesso do Coachee.

Ainda é importante ressaltar a relevância de procurar instituições que busquem trazer diferenciais na formação, além de possuírem boa reputação.

A qualificação é padrão para todos os nichos e parte de uma base que possibilita a atuação em qualquer área do Coaching, desde que atenda aos objetivos de cada cliente. Não existe uma sequência pré-fixada para ser aplicada em todos os casos, para todos os Coachees, por isso é importante que a escola reforce a capacidade de identificação das necessidades do cliente conforme os seus avanços.

Para escolher a melhor escola, busque por algumas informações:

  • conversando com ex-alunos;
  • ​consultando suas certificações e reconhecimento;
  • analisando o conteúdo programado;
  • conferindo as titulações;
  • checando as atividades complementares, bônus e materiais.

Invista em networking

A rede de contatos é algo muito importante para quem quer se tornar um Coach profissional. Tanto em relação às parcerias que podem ser estabelecidas quanto às indicações, encaminhamentos e mais, manter o contato com profissionais da área pode facilitar a troca de ideias e a construção de soluções inovadoras.

Mas não para por aí. Encontros de Coaches, eventos e cursos complementares de formação são essenciais para manter o profissional dessa área no topo, não apenas pela formação e titulação em si. Os ambientes compartilhados geram toda possibilidade de troca, enriquecimento de conhecimento e geração de insights.

Por isso, se tornar um bom Coach profissional exige interação constante, para que você cresça e ajude as pessoas a crescerem também!

​Se você quer avançar ainda mais e descobrir outras informações sobre como se tornar um Coach profissional, entre em contato comigo e terei prazer em lhe ajudar!

 

(1) Comment

  • Aledia Rodrigues Lemos 1 de dezembro de 2017 @ 10:31

    Maurício bom dia

    Excelente matéria.

    Estou iniciando minha carreira como coach e tenho acompanhado suas publicações diariamente. Admiro seu trabalho.

    Fiz minha primeira formação no IBC e darei continuidade no próximo ano e também sou aluna do Profissão Coach e realmente credibilidade é tudo.

    Gratidão por compartilhar informações tão preciosas para quem está iniciando neste carreira linda.

    Espero poder continuar recebendo estas informações tão valiosas.

    Abraços

    Aledia Lemos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *